Tempo
|

Querer trabalhar e não poder

Para António, perder o trabalho foi perder o amor

05 mai, 2016 - 07:00 • João Carlos Malta , Teresa Abecasis (imagem) e Rodrigo Machado (gráficos)

António está há quatro anos sem trabalho em Portugal. As obras precisam de força que os patrões acham que já não tem. Uma ida à Escócia para um trabalho sazonal tirou-lhe o que lhe restava, o subsídio de desemprego. Pelo meio, o amor desiludiu-o, mas agora ajuda-o a reerguer-se. Durante esta semana, a Renascença olha para uma ferida social que a transformação económica abriu em Portugal: o desemprego estrutural.

A+ / A-
Para António, perder o trabalho foi perder o amor
Para António, perder o trabalho foi perder o amor

Veja também:


“Vivia com a minha companheira, mas, depois de ficar desempregado, eu já não servia. Em muitos casais é assim, quando alguém fica desempregado tem de ir um para cada lado. Que amor é este?”

Cada vez que fala da ex-mulher, o diafragma sobe-lhe muito. Quando faz o caminho descendente, traz acoplado um suspiro sonoro. As frases saem com pausas e um olhar no vazio. António Gomes, de 58 anos, de Vila Nova de Gaia, construiu toda a sua vida a assentar tijolo sobre tijolo. Até que, há quatro anos, deixou de ter trabalho na construção civil. Como se isso não bastasse, há um ano que não tem qualquer tipo de rendimento.

As mulheres, segundo ele, foram uma perdição, mas também a salvação. Assume que deve tudo à actual companheira. Ela é a bóia que evita o naufrágio. Tem-no mantido à tona.

“Se não tivesse agora na minha companhia alguém que está a trabalhar, não sei como seria. Essa pessoa trabalha diariamente até à noite para podermos sobreviver. Temos a renda desta casa e eu ainda tenho o empréstimo de outra casa que tenho no Porto [comprada com a ex-companheira]”, relata.

Em 2013, depois de dois anos a levantar um novo edifício para a Universidade do Porto (a nova Faculdade de Farmácia e as recentes instalações do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar), António ficou sem emprego. Tinha 54 anos, pensou que era mais um período pequeno sem trabalho. Não foi.

Começou a sentir o peso da idade. “Tive alguns períodos com falta de trabalho, mas nunca mais de meio ano. Desenrasquei-me sempre a andar por fora. Agora, quando vou às empresas, põe-me sempre o problema da idade. Têm pessoas mais jovens e não há possibilidade para mim."

A força ou o saber, o que vale mais? E é só isso?

António pode e quer trabalhar. “Estou em condições, tenho saúde, graças a Deus. Não tenho qualquer problema. Não quero pedir a reforma antecipada e ganhar menos de 300 euros”, frisa. Reconhece que os mais jovens até “podem ter mais força” e que nas obras isso é importante. Mas ele tem o saber que só a experiência dá: “Já sei como as coisas são feitas. Para as empresas apenas conta a idade e não a experiência que uma pessoa tem.”

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, ajuda a fazer o “zoom out”. Explica o contexto. A narrativa começa no “boom” da construção que durou muitos anos, a que se somou um modelo de desenvolvimento que assentou “em salários baixos, em pouca inovação e muito em betão”.

Quando a economia arrefeceu, a construção estagnou e a consequência foi o “desemprego de uma camada enorme de pessoas”.

Renato Carmo, sociólogo do ISCTE, especialista em questões do trabalho, acrescenta variáveis: a evolução da globalização, a entrada da China para a Organização Mundial do Comércio, a perda de competitividade de alguns sectores e, por fim, o choque da “crise económico-financeira”. No fim desta matriosca, aparece a austeridade.

“Em Portugal, um sector que produziu muito desemprego foi a construção civil. E desemprego masculino”, lembra.

Uma mudança na estrutura deste fenómeno. “Tradicionalmente, o desemprego era maior nas mulheres do que nos homens e essa diferença foi-se atenuando pelos piores motivos. Se bem que aumentou para os dois”, refere.

Desemprego estrutural. Sabe o que é?
Desemprego estrutural. Sabe o que é?

António é um número numa estatística. Como Lídia, Justiniano e Rosário, pertence ao grupo dos quase 300 mil portugueses que estão desempregados há mais de dois anos. Este grupo a que as estatísticas dão o nome de “desempregado de muito longa duração” é já quase metade do total de pessoas que não trabalham em Portugal. E este é o conjunto de trabalhadores mais susceptível de engrossar as fileiras do desemprego estrutural, que o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, já definiu como “um dos fenómenos mais gravosos da evolução da economia portuguesa na última década”.

Esta realidade tem crescido de forma exponencial desde 1998, ano em que são conhecidos os primeiros dados do INE. Em menos de 20 anos, o número absoluto de portugueses que perdeu o trabalho há mais de 24 meses aumentou cinco vezes e a representatividade no total de desempregados duplicou.

Do subsídio à Escócia, da Escócia a nada

Num ambiente político e social em que a ideia forte era o “não há alternativa”, António não teve mesmo outra hipótese que não recorrer ao subsídio de desemprego. E assim esteve ano e meio, até que em meados de 2014, através de um amigo, lhe aparece a oportunidade de ir para a Escócia. O destino era trabalhar o campo. Foi sem pestanejar. Pediu a suspensão do apoio do Estado e partiu. Mal sabia que era o início de um grande problema.

O chamariz era bom, 1.500 euros por mês não eram de deitar fora. Mas o trabalho era sazonal. Acabou e António voltou. Quando regressou a Portugal, quis recuperar o subsídio. Era um direito. Mas deu para o torto.

No meio da burocracia e dos papéis que vão e vêm do Reino Unido, o resultado é que nunca recuperou o subsídio de desemprego. António descreve o processo. Tem muitas siglas e números.

“No fim de Dezembro [de 2014], regressei para voltar para o desemprego. Pediram-me a papelada, mas o único documento que precisavam era o U1. Foi pedido e eu fui entregá-lo à Segurança Social. Passados 15 dias, disseram-me que o documento que veio da Escócia não vinha correcto porque o modelo 7 não vinha a dizer o motivo pelo qual fiquei sem trabalho”, relembra.

De lá para cá, António tem feito desta questão uma luta quase diária. Mas cada carta enviada e telefonema feito esbarra numa resposta. “Mandam-me aguardar."

A Renascença questionou a Segurança Social, que descreveu a história tal como António a contou e que diz que aguarda uma resposta da congénere escocesa para proferir uma decisão final sobre o caso.

O amor também salva

De tanto esperar, ele está a desesperar. “Não tenho outras ajudas, nem rendimentos. O que poupei na Escócia ainda deu para algum tempo mas não é eterno”, enfatiza. Sente que foi penalizado por algo que tem direito e dever, tentar ganhar a vida. E dinheiro. Ainda que de forma temporária.

“Não me arrependo. Não fiz coisas que não devia fazer. Fui ganhar mais dinheiro do que ganhava cá. Nunca me passou pela cabeça que não recebesse aquilo a que tinha direito”, acrescenta.

A situação podia ser pior, garante o homem de 58 anos, se não tivesse conhecido a pessoa com quem está agora. “Uma pessoa está nervosa, quer arranjar trabalho, quer ganhar dinheiro e não consegue. E é bom ter alguém na nossa companhia que nos possa ajudar”, reforça.

António Saraiva anuncia que vivemos a quarta revolução, a era digital, em que os bytes comandam o mundo. Ainda assim, crê que os que ficaram sem emprego na construção civil têm uma saída, a da qualificação.

“Dentro da construção civil, há artes que têm muita procura, porque se pensarmos em electricistas, em canalizadores, hoje, com algum crescimento da reabilitação urbana, há profissionais que têm muita procura nesta reabilitação que as cidades vão promovendo”, enumera.

No entanto, não será uma receita para todos. “Já outros têm menos procura, mas para esses temos de encontrar módulos de formação profissional que lhes elevem as qualificações, porque numa economia digital, como aquela para a qual caminhamos, quem não tiver o mínimo de conhecimentos informáticos dificilmente vai arranjar trabalho”, acredita.

“Exagerando, nós qualquer dia se não soubermos mexer num computador, não comemos”, sublinha.

António tem a quarta classe. Sempre assentou tijolo, fez areados, pintura e, no fim da obra, os acabamentos.

É um homem simples e para o futuro tem também desejos simples, que nesta altura ganham interiormente a dimensão de sonho. “Os meus planos são o de ter um ordenado para ter a minha vida orientada e o sofrimento não ser tão grande como está a ser.”

Quer fechar um capítulo para abrir outro. Mas sabe que a história podia ter sido outra se não tivesse entrado em cena uma nova personagem que se tornou principal. “De certeza absoluta que se não fosse esta mulher, estava na prisão.”

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • atento
    05 mai, 2016 Aveiro 12:36
    "PREFASEANDO O (ESTE SÓ VÊ AMOR) O CRITICO "sofre de cegueira de um olho e têm cataratas no outro". Foi o passos Coelho que ao longo de 40 anos cumprindo ordens da Alemanha (dona da E.U.) e destruiu todo o sector produtivo?? pescas, agricultura, industria???" Pois realmente não foi ele, já não foi a tempo, o cavaco encarregou-se disso!
  • emresposta
    05 mai, 2016 dequalquerlado 12:23
    Oh olho aberto, eu estou me marimbando para partidos, tanto da esquerda como da direita. Como se costuma dizer: muda-se as moscas mas a mer---é sempre a mesma, o meu comentário fala no sentido de incluir todos os maus governos e políticos desde de 74, quer da direita ou da esquerda. Quanto ao passos coelho, não foi ele que nos governou desde de 74, mas se fosse este país seria muito pior do que aqueles do 3º mundo. Nem quero imaginar. O passos coelho não passou de um lambe botas desta troika, da alemanha e quejandos, que para se fazer de bom aluno meteu muitos na miséria e um país de rastos, sem dignidade. Esta europa não me representa nem nunca me deu nada, ganho pelo meu trabalho e porque tenho o direito ao trabalho e não sou escravo. Até parece que queres por o coelho em salvador mas que passou a ser uma vitima da esquerdalha, coitadinho. Não é cassete, infelizmente é a realidade que se vê neste país, mas há muitos que fingem que não se passa nada. Quanto a esta europa. Que europa é esta em que uns são mais do que outros? Uns dominam e outros são subjugados. Onde está a liberdade deste país se esta europa é uma ditadura? Foi para isto que esta europa foi criada? Se era para ser bom porque há tantos países e tantos povos na miséria? Porque é que somos europeus e ganhamos o salário abaixo dos outros? Onde está a igualdade? Pois, o motivo é a esquerdalha. Às vezes não basta ter um olho aberto, não serve de nada quando não se consegue ver nada.
  • Paulo Silva
    05 mai, 2016 melgaço 11:56
    quem foi trolha , carpinteiro etc etc , não pode apenas procurar trabalho naquilo que sabe fazer , tem de estar pronto para ir trabalhar na restauração , limpezas tudo o que aparecer , tem de estar disponível para se preciso for ir para fazer 20/30 quilómetros para cada lado , não pode ter vergonha de entrar nas lojas , talhos , cafés etc e perguntar se precisam de empregados pois só responder por emails e muito impessoal e as empresas recebem milhares de curriculums , reconheço que pesar de tudo o dito há pessoas que são muito pro activas e mesmo assim estão bastante tempo sem conseguir um emprego e principalmente tem de esquecer se há 6 ou 7 anos ganhavam muito mais do que agora lhe oferecem e fazia menos horas pois isso acontece a muitos o importante e não perder hábitos de trabalho mesmo que seja pelo salário minimo.
  • JC
    05 mai, 2016 Lisboa 11:20
    Só mesmo neste país é que se coloca a questão da idade a quando duma entrevista....... Num país onde a taxa de natalidade é o que é, uma pessoa é considerada "velha" para trabalhar a partir dos quarenta e tal..... Tão bem que vai o nosso país com empregadores com esta mentalidade
  • olhoaberto
    05 mai, 2016 lisboa 10:58
    PREFASEANDO O (ESTE SÓ VÊ AMOR) O CRITICO "sofre de cegueira de um olho e têm cataratas no outro". Foi o passos Coelho que ao longo de 40 anos cumprindo ordens da Alemanha (dona da E.U.) e destruiu todo o sector produtivo?? pescas, agricultura, industria??? que com esta destruição lançou no desemprego milhares e milhares de pessoas, foi o passos coelho que introduziu em Portugal o Marco a deram o nome Euro?? Abram os olhos que já é de dia, deves ser uma cassete da esquerdalhada!! A U.E. apostou nisto e tornar Portugal de avental para servir turistas!!! a esquerdalhada apostou em destruir a nossa cultura a nossa identidade com a lei da nacionalidade!!! isto tudo temo com o objectivo acabar com os nacionalismos, com a soberanias dos povos e como o clube bildeberg preconiza a criação de um governo global dominado e governado pela grande finança (Mercados/Investidores).Percebeste?? ou queres que te faça um desenho???
  • joaquim
    05 mai, 2016 cascais birre 10:20
    de facto o Zé tuga tem razão é a realidade da situação em que os politicos nos colocaram eo estou na mesma situação o Antonio mas não tive nem tenho direito a qualquer subsidio pois eu era dos muitos falsos recibos verdes em Portugal hoje com 55 anos e 40 de descontos não tenho direito a nada e os governantes preocupam-se é cm os outros que nem sequer são portugueses , cada vez mais acho que Salazar era melhor pois esse preocupava-se com os de cá e com o País e os de agora é só com eles
  • 05 mai, 2016 LISBOA 10:11
    O DRAMA DESTES MILHARES DE DESEMPREGADOS CONTRASTA COM A FELICIDADE EXPRESSA PELO PROFESSOR MATELO EM MOÇAMBIQUE!!! E PELOS VISTOS AINDA VAI AJUDAR A CORRUPÇÃO QUE POR LÁ VAGUEIA COM FINANCIAMENTO PROVENIENTE DO GARROTE FISCAL A QUE OS PORTUGUESES ESTÃO SUBMETIDOS!!! SOMOS SEM DÚVIDA UM POVO MUITO SOLIDÁRIO COM OS OUTROS!!!!
  • Estesóvêamor
    05 mai, 2016 dequalquerlado 10:10
    Oh Fábio tanta estupidez e tanta cegueira, está o homem a passar por grande sofrimento por não ter trabalho, por lhe dificultarem o subsídio, por não ter dinheiro e por estar dependente de uma pessoa que lhe tem auxiliado como pode, graças ao amor e bondade da mesma, mas não é isto que é tudo. Oh pá vocês parece que sofrem de cegueira de um olho e têm cataratas no outro. Aqui a gravidade está na situação do desemprego e falta de valores que muitos daqueles que nos têm governado andaram a criar desde 74, e vens para aqui falar em amor? Oh pá sinceramente! Ah já sei, vives no país das maravilhas, ou tiveste alguma desilusão de amor. Oh pá vai-te catar...
  • ignorante
    05 mai, 2016 TUGA 10:10
    Sr. José Saraiva aprenda a contar e não mande palpites 2013, 2014, 2015 e 2016 pode não ser os 4 anos completos mas anda lá próximo ou queria que com precisão 3 anos 225 dias , 3h00 e 23 m e 4 s.
  • atento
    05 mai, 2016 Aveiro 10:06
    Só temos aquilo que merecemos. Não fomos "nós" que os elegemos? Quantos anos é que este Sr. descontou para a SS? Não tem ainda direito a reforma, mas um deputado ou presidente de Camara, basta-lhe fazer dois mandatos e tem direito a uma pensão vitalícia. Do que é que se queixam?

Destaques V+