Tempo
|

Tolentino de Mendonça já é arcebispo

28 jul, 2018 - 13:17

Celebração foi presidida por D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa

A+ / A-

O Papa Francisco nomeou, a 26 de junho, o sacerdote madeirense como arquivista do Arquivo Secreto do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica, elevando-o à dignidade de arcebispo.

O início das novas funções de D. José Tolentino de Mendonça está marcado para o dia 1 de setembro.

D. José Tolentino Mendonça nasceu em Machico, na Madeira, em 1965 e foi ordenado padre em 1990. É doutorado em Teologia Bíblica.

Biblista, investigador, poeta e ensaísta, Tolentino de Mendonça foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem de Sant’lago da Espada por Aníbal Cavaco Silva, presidente da República, em 2015.

O responsável português sucede no cargo de arquivista do Arquivo Secreto do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica o arcebispo Jean-Louis Bruguès.

O Arquivo Secreto do Vaticano tem um site próprio, no qual é possível encontrar parte do espólio com mais de mil anos.

Ao longo de 85 quilómetros de estantes, distribuem-se mais de 630 fundos de arquivos diferentes.

O arquivo, nos moldes em que existe, nasceu por iniciativa de Paulo V, no século XVII, ainda que a sua história recue nos séculos, dado ter nascido, desde cedo, a tradição de os Papas guardarem a documentação que se referia ao exercício da sua própria atividade.

O documento mais antigo conservado no Vaticano é o ‘Liber Diurnus Romanorum Pontificum’, livro de fórmulas da chancelaria pontifícia do século VIII.

Este arquivo é gerido por 54 pessoas e pode ser visitado por qualquer investigador devidamente acreditado por uma universidade ou instituto cultural, sem distinção de credo.

A cerimónia decorreu no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, e foi presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D.Manuel Clemente, coadjuvado pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, e também por D. Teodoro Faria, o bispo emérito do Funchal, terra de D. José Tolentino Mendonça.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, bem como o seu antecessor, Cavaco Silva, marcaram presença na cerimónia.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+