Tempo
|

Doze épocas e nenhum campeonato. Os números de Rui Patrício no Sporting

01 jun, 2018 - 13:03 • Marília Freitas , Rui Barros

Rui Patrício é o jogador com mais jogos realizados pelo Sporting. Deixa os leões ao fim de quase duas décadas.

A+ / A-

Rui Patrício tinha 11 anos quando entrou para a formação do Sporting, em 2001. Desde então, não conhece outra casa. O guarda-redes, natural de Leiria, passou pelos sub-15, sub-17, sub-19, até chegar ao plantel principal em julho de 2006.

Estreou-se nos seniores aos 18 anos, nos Barreiros, frente ao Marítimo, num jogo em que o Sporting venceu pela margem mínima. Patrício defendeu um penalti.

Se nas camadas jovens venceu seis campeonatos em seis temporadas, na equipa principal conquistou apenas cinco troféus em 12 anos, nenhum deles de campeão nacional.

Nos últimos doze anos, Rui Patrício passou mais de 41 mil minutos a tentar evitar que a bola entrasse na baliza dos leões. Conseguiu-o em 179 jogos.

Contudo, por 444 vezes viu a bola tocar nas redes leoninas. Uma média de um golo sofrido a cada 93 minutos.

Com a camisola do Sporting - quase sempre o número 1 - Patrício fez 460 jogos, a grande maioria (70,9%) no campeonato nacional. Um número que faz dele o jogador com mais jogos oficiais pelos leões. A marca foi alcançada esta época, quando ultrapassou o lendário Hilário, que tinha feito 453 partidas de leão ao peito.

Os números permitiram-lhe entrar para a história do clube também pela série de 93 jogos seguidos como titular no campeonato, quebrada na última jornada de 2014/15, depois de ter sido totalista nas duas épocas anteriores.

Nas doze temporadas em Alvalade, viu o cartão vermelho por três vezes. A primeira ocorreu em Alvalade diante do Barcelona, em 2008. As outras duasexpulsões foram na época 2015/2016, primeiro frente ao Skenderbeu, na Liga Europa, depois frente ao Tondela, em jogo do campeonato português.

Ao 30 anos - e depois de quase duas décadas dedicadas ao Sporting - Patrício deixa Alvalade. O guarda-redes tinha contrato até 30 de junho de 2022, mas rescindiu unilateralmente com o clube. Segundo o Transfermarkt, o atual valor de mercado de Patrício é de 16 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+