"All Aboard!” Conheça as músicas da primeira semifinal

08 mai, 2018 - 13:00 • Rui Barros

Dezanove músicas vão lutar esta noite por um lugar na final do festival europeu da canção, que se disputa no próximo sábado. A nossa previsão? Nenhuma delas vai fazê-lo adormecer.

A+ / A-

Dezanove músicas sobem ao palco na noite desta terça-feira para a primeira semifinal da 63ª edição do Festival Eurovisão da Canção. O objetivo? Captar a atenção do público e do júri e arrancar um bilhete para a final.

Suíça, Finlândia, Bielorrússia, Bulgária, Áustria, Lituânia, Albânia, Irlanda, Arménia, Chipre, República Checa, Bélgica, Croácia, Islândia, Azerbaijão, Grécia, Israel, Estónia e Macedónia competem pelos dez bilhetes de ida para a final. A estes países juntam-se ainda Reino Unido (não há Brexit no Eurovisão), Espanha e Portugal, que estão automaticamente qualificados para a final, mas que mesmo assim vão mostrar as suas músicas esta terça-feira.

Conhece-as?

Veja também:


Uma análise da Renascença às canções desta primeira fase de apuramento, com base nos dados do serviço de música Spotify, mostram que esta noite o seu televisor vai ter de tudo menos música “relaxada”. O serviço de streaming aponta que será uma noite com a mesma dose de tristeza e de alegria.

À semelhança do que aconteceu no ano passado, Portugal sobe ao palco com uma música classificada pelos números do Spotify como “triste”. “O Jardim”, de Cláudia Pascoal, segue os passos de “Amar pelos dois”, que já conquistou o título de música mais triste dos últimos 20 anos. Se nos focarmos só nesta edição, e nesta primeira semifinal, é a Lituânia que mais promete puxar à lágrima, com "When We're Old".

No extremo oposto da música lituana está a favorita das casas de apostas, “Toy”, da israelita Netta, que vence o título de música mais feliz desta semifinal.

Se ligar a TV para um "passinho de dança" enquanto espera pela final do festival, os dados do Spotify recomendam “Lie to Me”, do checo Mikolas Josef.

Dos 19 países em competição, os dez com mais pontuação passam para a final, no próximo sábado. A distribuição dos pontos é decidida por televoto (com um peso de 50%) e por jurados nacionais (outros 50%).

Todos os jurados dos países que competem na semifinal irão votar, bem como os júris de Portugal, do Reino Unido e de Espanha.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+