Tempo
|

Muitos, muitos números em 23 horas e 43 minutos de Papa em Portugal

13 mai, 2017 - 19:20 • Rui Barros

Quantas pessoas foram a Fátima? Quantos padres, bispos, jornalistas e convidados estiveram no santuário? Saiba tudo.

A+ / A-

Um Papa, oito cardeais, 71 bispos e cerca de 2 mil padres perante uma multidão de peregrinos que vieram de mais de 55 países de todo o mundo. Os números revelados pelo Santuário de Fátima apontam para 28.535 peregrinos de 55 países diferentes que rumaram até à Cova da Iria em 406 peregrinações (grupos com mais de 10 elementos registados pelo serviço de peregrinos).

A maioria dos peregrinos eram portugueses, mas os estrangeiros também marcaram presença. E em abundância. Polónia (1.286), França (1.106), Estados Unidos (1.063) e Espanha (1.037) lideram a lista das nacionalidades dos peregrinos estrangeiros que marcaram presença no segundo dia da visita papal.

Durante as 23 horas e 43 minutos que o Papa Francisco esteve em Portugal, o Santuário de Fátima atingiu a sua lotação total, cerca de 500 mil pessoas (por dia).

Este sábado assistiram à cerimónia de canonização de Jacinta e Francisco cerca de 500 mil fiéis, segundo uma estimativa do porta-voz da Santa Sé dada à agência noticiosa Efe, um número semelhante aos que recitaram o terço na sexta-feira à noite.

Aos milhares que se acumulavam no recinto juntaram-se ainda 400 convidados oficiais, bem como 350 doentes que receberam a bênção do Santo Padre.

A vista do Papa Francisco é ainda marcada por um número: oito minutos. Foi o tempo aproximado que o santuário mergulhou em silêncio total enquanto o Papa Francisco orava na Capelinha das Aparições. Este não é, no entanto, o único momento marcante. O Papa Francisco fez quatro intervenções, preferindo um total de quase 3 mil palavras em solo nacional.

Nos preparativos e na cobertura do evento há também alguns números a destacar.

Trezentos e quinze funcionários e 450 voluntários trabalharam activamente para que tudo corresse bem durante as celebrações com o Santo Padre.

O relato dos acontecimentos esteve a cargo dos dois mil jornalistas a trabalhar nas 25 redacções instaladas no local, mas também 10 intérpretes de linguagem gestual, que traduziram os momentos da cerimónia para os deficientes auditivos que acompanharam o momento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio Leitão
    14 mai, 2017 Lisboa 19:30
    Já agora falta referi o trabalho da GNR que esteve impecável, bombeiros, pessoal de saúde, força aérea, etc

Destaques V+