Tempo
|
A+ / A-

Palestina ameaça cortar relações com os Estados Unidos

18 nov, 2017 - 20:48

Departamento de Estado norte-americano admitiu encerrar missão diplomática.

A+ / A-

A Organização de Libertação da Palestina (OLP) ameaça cortar relações com os Estados Unidos se a missão diplomática palestiniana em Washington for encerrada, como admitiu o Departamento de Estado norte-americano.

"Se encerrarem a missão, suspenderemos todas as comunicações com a administração norte-americana", afirmou o secretário-geral da OLP, Saeb Erakat, na rede social Twitter, sublinhando que a decisão dos Estados Unidos é "infeliz e inaceitável".

O responsável acredita que os Estados Unidos tomaram a decisão pressionados pelo Governo de Israel, num momento em que a OLP "tenta alcançar um acordo definitivo" de paz no Médio Oriente.

Segundo Saeb Erakat, o Departamento de Estado norte-americano enviou uma carta oficial à OLP indicando que não poderá assegurar a permanência de uma representação da organização em Washington.

A decisão dos Estados Unidos assenta numa lei norte-americana que estipula que a missão palestiniana pode ser encerrada se a OLP avançar com acções contra Israel no Tribunal Penal Internacional.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, escusou-se a fazer comentários, dizendo apenas que se trata um assunto legal dos Estados Unidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+