Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vigília lembra os 2,6 milhões de pobres em Portugal

17 out, 2017 - 08:15

Durante a acção, vão ser divulgados vídeos e pessoas em situação de pobreza e exclusão social irão dar o seu testemunho.

A+ / A-

Várias organizações realizam esta terça-feira, em Lisboa, uma vigília pela "erradicação da pobreza", para lembrar os 2,6 milhões de pobres em Portugal e apelar ao envolvimento de todos na luta contra este flagelo.

A vigília, marcada para as 21h30, junto à Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa, é organizada pela Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) Portugal, pela associação ANIMAR, Amnistia Internacional, Comissão de Freguesias da Estrela e pela Assistência Médica Internacional (AMI).

Em declarações à agência Lusa, o presidente da EAPN Portugal, o padre Jardim Moreira, explicou que a iniciativa pretende criar “um momento público” de congregação de várias instituições que lutam contra a pobreza em Portugal, assinalando assim o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, 17 de Outubro.

Durante a vigília, as instituições irão divulgar vídeos e pessoas em situação de pobreza e exclusão social irão dar o seu testemunho.

No recinto, serão também colocadas velas para “lembrar todos os cidadãos portugueses da necessidade e do dever” que todos têm de corrigir a situação de injustiça em que muitos portugueses vivem.

Além da vigília, outras iniciativas marcam o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza em várias cidades do país.

Em Évora, arranca a iniciativa "Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social", promovida pela EAPN Portugal, que decorre até dia 24 em todo o país.

Em Braga, é inaugurada na Praça da República a exposição “Construtores de Esperança” e no Funchal, o Núcleo da Madeira do Movimento Erradicar a Pobreza realiza uma iniciativa de contacto com a população.

A Impossible – Passionate Happenings e a Cáritas Diocesana de Lisboa realizam, em Lisboa, o “Fórum My Precious – Uso das Coisas – Quando o mundo não pode ser de ninguém”, que assinala a Jornada Internacional pela Erradicação da Pobreza.

Os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística referem que, em 2016, havia 2,595 milhões de portugueses (25,1%) em risco de pobreza ou exclusão social, menos 1,5 pontos percentuais face ano anterior.

Destas, 487 mil (18,8%) tinham menos de 18 anos e 468 mil (18%) tinham 65 ou mais anos, adiantam os dados, que apontam um aumento do rendimento médio disponível por família de 79 euros, passando para 1.497 euros por mês, em 2016.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Lv
    17 out, 2017 Lx 22:57
    2,6 milhoe? Tudo isto em 2 anos? Como e que as TIAS de Cascais descobriram tal fenomeno?!
  • Eborense
    17 out, 2017 Évora 16:32
    O quê? 2,6 milhões de pobres, 2 anos depois da governação da geringonça? Não acredito. Devem ser é 26 pobres e não 2,6 milhões.
  • Ricardo MArtins
    17 out, 2017 Lisboa 12:51
    Pobreza em Portugal ? Mas então Portugal não ia receber 40 mil "migrantes " , pobreza em Portugal a família Amorim é mais rica que a família Trump , pobreza em Portugal , mas então a culpa só pode ser dos desempregados malandros não criam startups com o RSI e o SMN ( esse luxo ) , pobreza em Portugal com o grande Sócrates e o não menos estupendo Isaltino " a ajudarem " os pobres " não se percebe ...
  • Viva Portugal!
    17 out, 2017 do cemitério 10:56
    Mas não pertencemos à união europeia? Pensava que vivíamos todos em estabilidade. Não é por nada, é que como sou funcionário público e ganho um grande salário, salário de 700 euros, sou um grande beneficiado, tenho tido aumentos todos os anos, tenho um grande poder de compra. Esta moeda unica foi o melhor que apareceu, pois enquanto comprava dez produtos com o escudo, depois que passamos para o euro passei a comprar 20, que grande estabilidade me veio trazer. Só tenho a agradecer a todos os grandes políticos desde de 74 que nos têm governado e a esta união europeia. Tudo gente séria. Como portugueses temos que estar orgulhosos. Orgulho de sermos europeus e de podermos viver com grande dignidade de vida, dignidade no trabalho, salários decentes, muita produção, muito pouco desemprego. Muitos dos que estão desempregados é porque não querem trabalhar, e os que são pobres é porque não investiram para terem uma vida melhor. Cabeças!? Mas uma coisa ainda não está bem, é os funcionários públicos viverem melhores que os privados, sou da opinião que nos cortem só mais um bocadinho para dar mais aos privados. Aliás os funcionários públicos deviam passar todos para o privado. Devia-se acabar com os funcionários públicos pois são todos malandros, a maioria deles estão abarrotando dinheiro e ainda fazem greves. São uns fascistas. Devia-se acabar com estas greves. Vamos pedir uma colecta ao mexias, ao salgado, ao socrates e a todos os bons homens e a todos os outros homens de bem....
  • TUGA
    17 out, 2017 Lisboa 08:40
    Pobres?? um país disponível para acolher refugiados,... tem pobres? a CML deu 7 milhões aos muçulmanos,.. há pobres?? O PCP e o BE legalizaram criminosos, cadastrados para sustentarmos, ....há pobres em Portuga? missões no estrangeiro a gastar milhões para ajudar invasores da europa, ...Portugal tem pobres?? milhares de milhões para a banca,...Portugal tem pobres???? politicada com reforms aos 40 anos de idade, pensões vitalícias, mordomias, um exercito de deputados,...Portugal tem pobres???? sustentar a CGTP aumentando a despesa do estado,...Portugal tem pobres??, sustentam-se em bairros sociais milhares de parasitas,...Portugal tem pobres?? enfim o povo tem o que merece.

Destaques V+