Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Margarida Marques. "Merkel não vai ficar quatro anos como chanceler"

24 set, 2017 - 20:42

A ex-secretária de estado dos Assuntos europeus Margarida Marques acredita que a líder alemã vai aproximar-se das propostas de criação do Orçamento da Zona Euro e da criação do Fundo Monetário Europeu.

A+ / A-
Da Capa à Contracapa - As eleições alemãs - 23/09/2017

É a previsão de quem conhece bem os corredores da política europeia, tendo deixado há poucos meses a pasta dos assuntos europeus no Governo português. Margarida Marques admite que este será o último mandato de Angela Merkel na chancelaria em Berlim e que nem sequer o vai completar.

"Ela não vai ficar quatro anos como chanceler. Não ficando, ela tem necessidade de se aproximar a alguma propostas europeias que já fizeram o seu caminho na União Europeia, como a transformação do Mecanismo Europeu de Estabilidade num Fundo Monetário Europeu. Estou também a falar de um ministro da Economia e das Finanças e de um "pequenino orçamento", para usar a expressão da senhora Merkel, para a zona euro", afirma Margarida Marques no programa Da Capa à Contracapa da Renascença, em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.

A antiga governante, que debateu o tema com o economista Vitor Bento, defende que o futuro Fundo Monetário Europeu tem que ter competências que não sejam apenas financeiras e que assuma uma função estrutural no quadro da União Europeia.

"Há que saber se tem também competências - essa é também a perspectiva de Portugal - na promoção do investimento, na criação de um seguro de desemprego que se possa associar em momentos de crise aos mecanismos nacionais de desemprego", afirma a actual deputada do PS que advoga uma maior cooperação política na União para garantir melhor coesão neste espaço politico e económico.

Margarida Marques insiste no controlo democrático do futuro Fundo Monetário Europeu "para que as instituições democráticas, como o Parlamento Europeu, a Comissão ou como o Conselho, possam ter capacidade de acompanhar a gestão deste FME. Exactamente para evitar troikas com a configuração que nós tivemos".

O programa "Da Capa à Contracapa" é um programa da Renascença em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos para ouvir ao sábado às 9h30 ou em podcast em rr.sapo.pt

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel
    24 set, 2017 Lisboa 21:22
    Esta gaja deve ser bruta mas não adivinhou o pontapé que levou do Costa. Só tem cara mas não é bruta. Para mim e uma chupistas da função pública europeia.

Destaques V+