Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UE quer que Brasil suspenda exportação de carne

24 mar, 2017 - 00:01

Governo de Temer já disse que não vai cumprir. Em causa, o escândalo "Carne Fraca" que envolve empresas suspeitas de adulterar a carne destinada a exportação.

A+ / A-

A União Europeia quer que o Brasil suspenda de forma voluntária a exportação de carne para os estados-membros.

O Governo brasileiro já fez saber, através de fontes diplomáticas em Brasília, que não vai aceder ao pedido da Europa.

Em causa, o escândalo "Carne Fraca" que envolve empresas suspeitas de adulterar a carne destinada a exportação.

Na sequência da investigação, o governo brasileiro já suspendeu a saída para o estrangeiro da carne das 21 empresas que estão a ser investigadas pela polícia federal.

No entanto, recusa alargar a suspensão das exportações ao resto da indústria de produção de carne argumentando que a qualidade da carne brasileira não está em dúvida.

A União Europeia formalizou o pedido para evitar o embargo da carne brasileira, que a ser decretado será longo e mais difícil de levantar.

Portugal importou, em 2016, do Brasil 524.519 quilogramas de carne, segundo os números do Instituto Nacional de Estatística (INE).

O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina e de frango, e o quarto no segmento de carne de porco, com as vendas externas destes três sectores a representar no ano passado 7,2% desse comércio, na ordem dos 11,6 milhões de dólares (cerca de 3,5 milhões de euros).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joao
    24 mar, 2017 Madeira 08:03
    Os politicos do BRASIL na sua maioria sempre estao envolvidos em corrupcao,Nao vamos dizer que os nossos tambem nao o fazem mas creio que a escala e menor nao Concordo em proibir a carne do Brasil pois Tenho a certeza que que a maioria trabalha honestamente agora teria sim Toda a carne ser controlada antes de entrar na Europa mas nao por entidades Brasileiras.

Destaques V+