Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Suspeito de estrangular gata com fio vai ser julgado

15 mar, 2017 - 15:15

O arguido é acusado do crime de maus-tratos a animais, "dos quais resultou a morte" de "Camila" - a gata - em Coimbra.

A+ / A-

Um homem acusado de maus-tratos a animais será julgado por suspeita de ter estrangulado e matado uma gata com um fio de 'nylon', em Coimbra, em Junho de 2016, determinou esta quarta-feira uma juíza do Tribunal de Instrução Criminal (TIC).

O arquivamento do processo tinha sido proposto pelo Ministério Público, mas a juíza do TIC de Coimbra acabou por emitir esta terça-feira "um despacho de pronúncia muito fundamentado, considerando que a prova indiciária era suficiente para que haja uma probabilidade muito razoável de que o arguido tenha cometido mesmo o crime", disse aos jornalistas o presidente da associação Gatos Urbanos, Jorge Gouveia Monteiro, à saída do tribunal.

A gata Camila tinha sido encontrada enforcada com um fio de 'nylon' a 23 de Junho de 2016, no logradouro do prédio do arguido, em Coimbra.

O arguido é acusado do crime de maus-tratos a animais, "dos quais resultou a morte" da gata, informou o presidente da Gatos Urbanos.

"Estamos satisfeitos porque vai a julgamento", notou Jorge Gouveia Monteiro, apesar de tecer algumas críticas à investigação da PSP, onde houve "falta de celeridade" e de "algumas diligências que poderiam ter sido muito importantes e que podem resultar num julgamento menos eficaz".

Para o presidente da associação, há "todo um caminho a fazer", considerando que o avanço civilizacional "que é a protecção dos animais contra os maus-tratos é um avanço que tem de ser feito entre todos: juízes, agentes, cidadãos e procuradores do Ministério Público".

"A decisão de hoje e a condenação que esperamos obter em julgamento é importante como uma mensagem deixada à comunidade e à sociedade" de que, quando um animal é morto ou mal tratado, deve apresentar-se queixa.

A dona da gata, Ondina Ferreira, que apresentou queixa contra o arguido, mostrou-se "muito satisfeita" com a decisão da juíza, considerando que tem "sido um processo emocionalmente muito difícil".

"Nada vai trazer a Camila de volta, mas a possibilidade de fazer justiça agora é mais clara para mim", sublinhou aos jornalistas.

Ondina Ferreira frisou que pretende que se faça justiça para a sua gata, "em nome de todos os animais mal tratados no país", esperando que o sucesso deste caso seja importante para ajudar outros animais que passam por situações semelhantes de maus-tratos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Para refletir...
    16 mar, 2017 Almada 12:41
    Para quem não sabe, informo que os animais não são os únicos seres indefesos. Quando acontece algo de errado, o único meio que temos é recorrer à comunicação social para denunciar o caso. Mas estes muitas vezes ignoram/censuram o caso pois não são livres, mas se acontecer com um animal, já aceitam. Quando isto acontece estamos indefesos. Já agora ainda há pouco li um artigo onde diz: "Quem inflingir dor, sofrimento ou maltratar um animal de estimação vai ser punido por lei." Eu pergunto se quem fizer o mesmo a um ser humano, também é punido por lei? Este é o progresso civilizacional que temos neste país!
  • hipocrisia RR
    16 mar, 2017 dooutrolado 11:30
    Pelos vistos, e mais uma vez, o meu comentário foi para o lixo. Se não se pode comentar o que se pensa, então este espaço é uma falsidade, uma falta de respeito à democracia e à liberdade de expressão. Aqui o problema não se trata de ofender, mas sim de hipocrisia. O que acontece é que para alguns, não há limites para se ofender, para discriminar, até colocar as pessoas abaixo de animais, mesmo em palavras leves, mas quando se é contra e se critica, a estes já não se publicam os comentários. Tenham vergonha. Isto é pura e simplesmente hipocrisia. Quanto ao comentador que fala em sociedade retrograda, cerebralmente envelhecida, eu diria que para este tipo de sociedade que se vive hoje em dia o que é preocupante são raciocínios como os dele. Infelizmente não tem nada a ver com velhos e novos. A grande estupidez também começa pelos mais novos. Ou não? Para isto não há idades. Ele que meta isto na sua cabecinha.
  • Ora bem!
    16 mar, 2017 dequalquerlado 10:45
    Oh rocefer, não sei o porquê de criticares o " para refletir" Eu não vejo nada de mal no seu comentário. Aliás, ele até tem toda a razão. Ele não disse que era a favor do mau trato dos animais, ele falou e com razão que o ser humano, pela sua estupidez, dá mais valor aos animais do que às pessoas, mas o que é certo é que ninguém gosta de ser menos valorizado que um animal, ou vais me dizer que alguma vez se isto te acontecer, vais louvar o que te rebaixa a baixo do animal? Ok, que seja castigado o que maltratou o animal, mas infelizmente isto já é um caso que tem mais a ver com a maldade humana, daqueles que tanto maltratam animais como pessoas. E quanto àquelas que matam os seus próprios filhos? Não é isto muito pior? Mas se for preciso vem muitos como tu defender que era porque não estava bom de juízo e foi pela depressão, então e aqui uma criança que morre pela maldade do monstro da mãe, não é um ser indefeso? Realmente o "para refletir" tem toda a razão. Ah, não serás também daqueles que quando se fala de trabalhadores, vens logo às carreirinhas para aqui discriminar os funcionários públicos, como se estes não tivessem direito à sua dignidade, como não tivessem família para sustentar, ou que merecessem ir todos para o desemprego? Não será isto uma falta de respeito muito grande por quem trabalha e ao ser humano? É porque tu também precisas de funcionários públicos. Mas agora vens te armar em hipócrita e defender os animais. Não defender o mau trato, é outra coisa...
  • Rocfer
    16 mar, 2017 Coimbra 04:14
    Ó "Para Refletir", é exactamente com a preocupação neste tipo de "ser humano", que ataca seres indefesos, que a justiça deverá ser célere e actuar da mesmíssima maneira que actua quando o mesmo dito "ser humano" ataca outros seres humanos. Não é o facto de ser um animal que diminuirá a responsabilidade civil do acto. Percebe a diferença? Respeitar as formas de vida, sejam elas humanas ou animais, deverá ser parte integrante do bem estar social e de uma saúde mental sã. Hão-de vir aí responder os adeptos dos "clichés" que justificam erros com outros erros. Mas a esses, enquanto não perceberem que um erro não justifica a existência de outros, permanecerão naquela faixa da sociedade dita retrógrada, cerebralmente envelhecida e ...para esquecer.
  • Marco Aurélio
    15 mar, 2017 Coimbra 21:40
    Que pobreza franciscana ! Os "fazedores de modas", devem rir-se a "bandeiras despregadas", ao verem o que conseguem fazer à cabeça das pessoas.
  • J.Seven
    15 mar, 2017 Pombal 20:44
    Não sou anti-animais. No decorrer da vida, tive em casa, vários gatos e até cães, que sempre foram tratados com carinho. Hoje, não tenho, contudo continuo a gostar desses e outros animais, não sendo da opinião de maus tratos. Contudo gostaria de lembrar/exemplificar: Como tenho outros animais (aves) fui forçado a avultados investimentos para os proteger dos gatos dos vizinhos, o que para além disso não foi resultado eficiente, o que não me leva a maltratá-los. Jamais pactuarei / concordarei que a justiça seja mais eficaz entre animais do que em seres humanos e penso que, é o que actualmente está a acontecer.
  • Carlos Coutinho
    15 mar, 2017 Cirencester 20:24
    Pode ser que um dia deixe de haver lugar no mundo para gente deste calibre. Espero que a justiça Portuguesa aproveite esta oportunidade para mostrar que o nosso país se está a aproximar dos países civilizados e que energumenos como este indivíduos teem de ser reeducados para poderem ter um papel na nossa sociedade.
  • Nélio
    15 mar, 2017 Madeira 20:22
    Bandidos destes merecem o mesmo.
  • Sérgio José
    15 mar, 2017 Ericeira 19:29
    A psp está-se a marimbar para situações como estas, se fossem gente correcta era diferente. E quem merecia ser enforcado foi quem fez o que fez à gatinha
  • Mário Guedes
    15 mar, 2017 Vila nova Gaia 19:28
    Se fizessem isso a um animal meu eu fazia era justiça pelas próprias mãos e acreditem que ficava de consciência tranquila!!!

Destaques V+