03 mar, 2017 - 11:15
O Presidente da República participa, esta sexta-feira, na nova campanha da associação CAIS, que promove a integração social da população marginalizada pela capacitação e empregabilidade.
“O senhor Presidente da República, num registo que tem sido um bocadinho dele, de preocupação com estas pessoas que são socialmente mais vulneráveis e no apoio principalmente a respostas que os possam ajudar, vai ser o primeiro a vestir o novo colete da CAIS”, que “era vermelho e passou a ser amarelo”, afirma a directora executiva da associação, Conceição Cordeiro.
“O colete, no fundo, é um registo visual que ajuda a uma campanha que a CAIS vai ter a partir de dia 10, divulgada publicamente no âmbito da Moda Lisboa e dirigida a todos no sentido de uma percepção da revista enquanto produto editorial, mas sobretudo dos vendedores da CAIS”, explica no programa Carla Rocha – Manhã da Renascença.
Os vendedores da associação passam por um processo de selecção, onde “é aferido o potencial para aquela resposta social”. Uma vez seleccionado, o vendedor tem um programa de capacitação na CAIS, que passa por técnicas de venda, desenvolvimento de competência pessoais, sociais, para reganhar autonomia e auto-estima e para poder estar em grupo e poder interagir com as pessoas na rua”, afirma Conceição Cordeiro.
A CAIS existe há 23 anos e tem, segundo a sua directora executiva, “histórias de vida extraordinariamente gratificantes”.
No ano passado, a associação “ apoiou perto de 500 pessoas. Se tivermos em conta os agregados familiares, que acabamos sempre por acompanhar por questões relacionadas com os filhos ou com o marido ou mulher ou com os netos, às vezes, estamos a falar num envolvimento com mais de 600 pessoas no ano de 2016”, indica.
Destas, 45 foram “integradas no mercado de trabalho”.
Esta tarde, Marcelo Rebelo de Sousa vai vender revistas em Belém, acompanhado por dois vendedores.