Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Juncker apresenta cinco caminhos para o futuro da UE

01 mar, 2017 - 18:34

O Livro Branco sobre o futuro da Europa foi divulgado por Jean-Claude Juncker perante o Parlamento Europeu (PE). Os cinco cenários deverão agora ser debatidos com os Estados-membros.

A+ / A-

O presidente da Comissão Europeia apresentou esta quarta-feira cinco cenários para o futuro da União Europeia (UE) com 27 Estados-membros. Estes caminhos são uma base de trabalho cujo resultado se verá nas eleições europeias em 2019.

O Livro Branco sobre o futuro da Europa foi divulgado por Jean-Claude Juncker perante o Parlamento Europeu (PE). Os cinco cenários deverão agora ser debatidos com e pelos Estados-membros.

"Temos a Europa nas nossas mãos", salientou o líder do executivo comunitário.

Sessenta anos depois do Tratado de Roma, assinado a 25 de Março e que lançou o que hoje é a UE, chegou a hora "de uma Europa unida a 27 definir a sua visão para o futuro", disse Juncker.

Os cinco caminhos de Juncker

  • O primeiro dos cinco cenários prevê a continuação do rumo seguido até aqui, sendo que, até 2015, os 27 Estados-membros se concentrarão no crescimento, emprego e investimento, reforçando o mercado único e aumentando o investimento nas infra-estruturas digital, de transportes e da energia.
  • O segundo cenário centra-se no mercado único, que até 2015, se torna o cerne da UE a 27, e as opções políticas serão para facilitar a livre circulação de capitais e mercadorias.
  • Um terceiro cenário dirige-se aos que querem fazer mais, numa Europa 'à la carte' e com aprofundamentos de políticas específicas, como a de defesa, por exemplo, entre os Estados-membros que o desejem.
  • O quarto cenário que Juncker propôs a debate é o de a UE fazer menos mas com maior eficácia, legislando menos e centrando-se em prioridades claramente definidas.
  • O último cenário prevê que se faça mais em conjunto, num caminho para a federalização.

Com a apresentação do Livro Branco, que é considerado como uma "certidão de nascimento" da União Europeia pós 'Brexit', a 'Comissão Juncker' quer envolver os governos nacionais e também os cidadãos da UE num debate alargado sobre o seu futuro.

"Este é o início do processo, não o fim, e eu espero que dê lugar a um debate honesto e abrangente", salientou Juncker.

O calendário traçado prevê que até Setembro, quando Juncker proferir o discurso do estado da União, haja ideais mais definidas sobre o caminho a seguir e que no Conselho Europeu de Dezembro haja respostas concretas, que serão testadas nas próximas eleições ao Parlamento Europeu, em Junho de 2019.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+