Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

GNR reabre escola de Vieira do Minho, mas pais prometem megamanifestação

19 set, 2016 - 10:21

Pais colocaram cadeado em protesto contra a formação de uma turma mista, com alunos do do 1.º ano e do 2.º, na EB1 de Rossas.

A+ / A-

A sede do Agrupamento de Escolas de Vieira do Minho já reabriu, depois de a GNR ter retirado o cadeado colocado no portão pelos pais, em protesto contra a formação de uma turma mista na EB1 de Rossas.

O presidente da Associação de Pais, Paulo Magalhães, disse à agência Lusa que os cerca de 1.100 alunos que frequentam a escola sede do agrupamento “perderam os dois primeiros tempos lectivos”.

“O cadeado foi retirado mas os nossos protestos vão continuar, até que as nossas reivindicações sejam atendidas”, acrescentou.

Adiantou que está a ser preparada para terça-feira uma “megamanifestação” frente à Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares do Norte, no Porto.

Em causa está a constituição de uma turma mista, com 11 alunos do 1.º ano e 15 do 2.º, na EB1 de Rossas.

Segundo os pais, bastava haver mais um aluno para o Ministério da Educação já autorizar a formação de turmas autónomas para cada ano. “Por um aluno, está-se a prejudicar o sucesso educativo de 26”, criticou Paulo Magalhães.

Na sexta-feira, os pais fecharam a cadeado aquela EB1, cujos alunos continuam sem ir às aulas.

Tutela fala em situação de excepcionalidade

Também na sexta-feira, em comunicado, o Ministério da Educação adiantou que aquela turma mista será para manter, sublinhando que “avançar com uma situação de excepcionalidade neste caso seria criar um foco de desigualdade relativamente a outros que se encontram em situações semelhantes”.

No comunicado, a tutela refere que a criação de turmas mistas “é a solução prevista na lei, e pedagogicamente validada, para as escolas com um número de alunos muito reduzido”.

Sublinha ainda que “é para evitar que haja a necessidade de recorrer a turmas mistas – as quais são uma minoria no panorama nacional - que, em alguns territórios, os municípios optam pela construção de centros escolares”, acrescenta.

Os pais dos alunos de Rossas contrapõem que o concelho de Vieira do Minho sofreu um reordenamento da rede escolar, com o encerramento de 27 escolas primárias e a redistribuição dos alunos quatro centros escolares/escolas básicas, precisamente para evitar a formação de turmas mistas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno
    21 set, 2016 Mafra 07:31
    Curiosamente o ME diz que é "uma solução prevista na lei, e pedagogicamente validada, para as escolas com um número de alunos muito reduzido”. Mas na escola Básica Helia Correia no centro da vila de Mafra numa escola que tem perto de 600 alunos só do 1 ciclo, e que tem 6 turmas só de 1 ano, existe 1 turma com 25 meninos mista de 1 e 2 ano. É o agrupamento diz que nas outras escolas do agrupamento existe a mesma coisa. Portanto política bem feita......... Afinal as crianças são o que menos interessa. E aqui nem vejo os defensores da escola pública, nem os sindicatos sem interesses económicos a pronunciarem.
  • António Pais
    19 set, 2016 Lisboa 17:52
    Xiuuuu a Fenprof não diz nada...
  • Vitor Nunes
    19 set, 2016 Sintra 12:42
    Meus Caros, no agrupamento de escolas de Montelavar (Arredores) é uma situação que é (NORMAL), lá se vai a excepcionalidade .....
  • CARLOS TEIXEIRA
    19 set, 2016 CHAVES 12:11
    É tudo à molhada. 1º. ano na mesma turma do 2º. Onde anda o Marocas das Nogueiras. Deve estar ocupado a digerir os sapos
  • TUGA
    19 set, 2016 LISBOA 11:33
    A CULPA DISTO É A ESQUERDALHADA ""OS MENINOS""" SÓ MAS ´S MESMO TÊM DIREITOS, MAIS DIREITOS E DIREITOS SOBRE DIREITOS, MAL EDUCADOS O PROFESSOR ESTÁ PARA ENSINAR E É MAL TRATADO, SE REAJE LEVA PROCESSO DISCIPLINAR E OS PAIS DO BORJESSO MAL CRIADO AINDA VAI DAR PORRADA NO PROFESSOR, ATENDE-SE TELEMÓVEL NA SALA DE AULA ETC!!!! QUAL É O PAIS QUE GOSTA DE VER O FILHO NESTA NOJEIRA????? A POLITICADA TEM OS MENINOS EM COLÉGIOS ONDE NÃO LHES FALTA NADA!!!!! se calhar ainda é o carro do estado ao serviço do paizinho que vai buscar os meninos, não andam com a escumalha em transportes públicos!!!!
  • 19 set, 2016 algures 11:03
    Sempre ao lado do povo.....

Destaques V+