Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Macron quer que os Estados Unidos rejeitem o nacionalismo

25 abr, 2018 - 21:06

Presidente francês está numa viagem de três dias ao país liderado por Donald Trump.

A+ / A-

O presidente francês, Emmanuel Macron, apelou aos Estados Unidos que rejeitem o nacionalismo e envolvam o mundo nesse objetivo, dizendo aos norte-americanos que a economia moderna e os desafios da segurança devem ser partilhados com responsabilidade.

A realizar uma visita de três dias aos Estados Unidos, Macron disse numa reunião do Congresso que o isolacionismo e o nacionalismo são "uma solução tentadora para nossos medos".

O presidente francês disse que o compromisso internacional é a única solução.

"Isto exige - mais do que nunca - que os Estados Unidos desempenhem o seu papel na criação e proteção do mundo livro. Os Estados Unidos inventaram o multilateralismo. E agora têm de ser vocês a preservá-lo e reinventá-lo ", disse ele.

Antes Macron pressionou o presidente Donald Trump a salvar o acordo nuclear do Irão, que Trump criticou duramente, e a encontrar uma nova abordagem que inclua outras preocupações dos EUA e da Europa.

Na terça-feira, os dois líderes comprometeram-se a alcançar medidas mais fortes para conter o Irão, mas Trump não fez nenhuma promessa de permanecer no acordo nuclear de 2015. O presidente norte-americano ameaçou Teerão com retaliação se reiniciasse seu programa nuclear.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • de mal a pior!
    26 abr, 2018 Santarém 23:22
    Macron quer que os Estados Unidos rejeitem o nacionalismo: nada como propor ao senhor Trump a importação de milhares de árabes franceses para diversificar a raça e o país!

Destaques V+