Tempo
|
A+ / A-

Trump defende venda de armas de fogo só a partir dos 21 anos

22 fev, 2018 - 17:33

Presidente norte-americano promete pressionar "fortemente" a medida de "verificação de antecedentes" e quer que se coloque "ênfase na saúde mental" dos consumidores de armas.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu esta quinta-feira medidas mais rigorosas de controlo de armas, incluindo o aumento para os 21 anos a idade mínima para compra de determinado tipo de armas.

Na sua página pessoal na rede social Twitter, Trump manifestou concordância em "aumentar a idade para 21 anos e acabar com a venda de Bump Stocks!", em referência a um acessório que permite uma transformação, ilegal, de uma arma semiautomática em automática.

Trump referiu ainda que pressionará "fortemente" a medida de "verificação de antecedentes" e sublinhou que quer que se coloque "ênfase na saúde mental", sem ter dado mais detalhes.

A mensagem do Presidente dos Estados Unidos surge um dia depois de Trump ter recebido na Casa Branca estudantes da escola de Parkland, no estado norte-americano da Florida, onde um ex-aluno matou 17 jovens, na semana passada.

O Presidente dos Estados Unidos escreveu também que quer ver ação no conjunto de medidas de controlo de armas, referindo que espera que o Congresso possa legislar sobre o assunto.

"O Congresso está com vontade de finalmente fazer algo sobre este assunto. Espero!", escreveu Donald Trump, sem que tenha revelado quaisquer medidas que impeçam vendas privadas de armas em eventos de armamento e na internet.

Na semana passada, um jovem de 19 anos, Nicolas Cruz, entrou no liceu Stoneman Douglas e matou 17 pessoas, alunos e professores, com uma arma semiautomática comprada legalmente.

A polícia federal (FBI) já tinha feito um alerta e constatou-se, horas após o tiroteio e a identificação do autor dos disparos, que o ex-aluno tinha antecedentes psiquiátricos.

[notícia atualizada às 19h35]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis Ribeiro
    22 fev, 2018 Faro 20:14
    Uma coisa que acho que passou despercebida na situação do recente tiroteio numa escola dos EUA, foi o facto de o atirador em causa, pasmem, ter frequentado um Curso Militar para Menores! Num pais onde vendem armas cegamente, treinam menores com tecnicas militares, de seguida pretendem armar professores para defender os alunos. Peço desculpa, com todo o respeito, mas façam o favor de internar no primeiro Hospital Psiquiatrico estes senhores. Isto é pura insanidade!
  • fanã
    22 fev, 2018 aveiro 18:14
    Armar os professores continuação de venda livre de armas , está comprovada a insanidade mental deste individuo !

Destaques V+