A+ / A-

Veterinários doam animais para repovoar efetivos pecuários na Região Centro

16 fev, 2018 - 17:01 • André Rodrigues

A Ordem dos Médicos Veterinários estabeleceu protocolos com câmaras e juntas de freguesia para aplicar 26 mil euros recolhidos pela conta bancária solidária que criou.
A+ / A-

A Ordem dos Médicos Veterinários vai doar entre 400 e 600 animais para repovoar os efetivos pecuários das zonas mais afetadas pelos trágicos incêndios na região Centro.

Os protocolos entre as câmaras municipais e juntas de freguesia dos concelhos de Pedrógão Grande, Oliveira do Hospital, Tondela, Santa Comba Dão, Mortágua e Penacova prevêem um investimento de 26 mil euros para compensar os prejuízos dos pequenos e médios produtores. O dinheiro resulta da verba angariada recolhida pela conta bancária solidária da Ordem.

"Conseguimos cerca de 50 mil euros, logo a seguir à tragédia, e aplicámo-los de imediato na ajuda de emergência aos produtores, desde logo nas rações", explica à Renascença o bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid.

"Agora, o objetivo é iniciar a reposição de animais para retomar o sustento dos pequenos e médios produtores afetados. Estamos a falar de perdas da ordem dos 8.000 animais ruminantes na zona da Serra da Estrela e de 1.600 ovinos na região de Viseu", acrescenta Cid.

Além da recuperação dos animais, "esta iniciativa visa também a reedificação de zonas de acolhimento para estes animais, uma vez que algumas das explorações agrícolas ficaram totalmente destruídas".

Uma questão de equilíbrio emocional

O bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários admite que "há situações muito particulares, sobretudo nos ovinos da Serra da Estrela, que são extremamente importantes para a economia regional".

Mas, mais do que isso, são importantes para os próprios produtores "do ponto de vista do equilíbrio emocional e psicológico", porque trata-se de pessoas "já com uma certa idade que, se não tiverem os seus animais, perdem as suas atividades que as ajudam a sentirem-se vivas", conclui.


guialiga19_20_banner
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao...
    16 fev, 2018 Viseu 22:19
    A realizar, digno gesto.
  • Deolinda Pimenta
    16 fev, 2018 Pedras Ruivas - Seixo da Beira 22:10
    Parabéns pela iniciativa. Aproveito e faço um apelo, também eu fiquem sem os meus animais 30 ovelhas e um carneiro, algumas delas com borreguinhos para nascer, fiquei sem nada, animais, pavilhão.....tudo. Por favor não se esqueçam de mim.