Calculadora Custo de Vida

De quanto é que {{ leitor.artigo }} {{ leitor.nome }} precisa para viver {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }}?

Preencha os espaços com os seus dados e obtenha um artigo personalizado que o ajuda a calcular quanto é que precisa para viver em alguns concelhos do país.

O meu nome é e vivo/quero viver {{ cidades[leitor.cidade].pre }} . Tenho anos e vivo com mais pessoa pessoas. Consigo viver com euros (rendimento líquido familiar) por mês no concelho {{ cidades[leitor.cidade].pre3 }} {{ cidades[leitor.cidade].text }}?

Os dados que preencher servem apenas para fins jornalísticos e a Renascença não registará nem utilizará essa informação para fins comerciais.

Uma Casa Por Arrendar

Todos os meses {{ leitor.artigo }} {{ leitor.nome }} tem de fazer contas à vida para chegar sempre à mesma pergunta: será que o que ganha é suficiente para viver {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }}?

Comecemos pela habitação, uma das despesas que, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), representa quase um terço do orçamento das famílias portuguesas. O rendimento d{{ leitor.artigo }} {{ leitor.nome }} é de {{ leitor.orcamento }} euros por mês. É suficiente para arrendar um apartamento?

Se alugar um Como não há dados do preço deste tipo de apartamento {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }}, temos que olhar para outro caso. Se alugar um nesta cidade ao preço atual, o valor da renda ultrapassa o seu rendimento mensal. será difícil suportar esta despesa. De acordo com as nossas estimativas, mais de 90% do orçamento mensal d{{ leitor.artigo }} {{leitor.nome}} será difícil suportar esta despesa. De acordo com as nossas estimativas, mais de 80% do orçamento mensal d{{ leitor.artigo }} {{leitor.nome}} será difícil suportar esta despesa. De acordo com as nossas estimativas, mais de 70% do orçamento mensal d{{ leitor.artigo }} {{leitor.nome}} será difícil suportar esta despesa. De acordo com as nossas estimativas, mais de metade do orçamento mensal d{{ leitor.artigo }} {{leitor.nome}} terá que fazer um esforço para manter as contas em dia. De acordo com as nossas estimativas, metade do orçamento mensal d{{ leitor.artigo }} {{leitor.nome}} terá de fazer algumas contas à vida. De acordo com as nossas estimativas, mais de um terço do orçamento d{{ leitor.artigo }} {{leitor.nome}} deverá conseguir pagar a renda. De acordo com as nossas estimativas, menos de um terço do orçamento d{{ leitor.artigo }} {{leitor.nome}} seria gasto na renda de um {{ leitor.apt }}.

Os dados do Barómetro Nacional de Imobiliário, um portal que agrega os preços das casas divulgadas no site Casa Sapo, indicam que o preço médio dos {{ cidade.n_imoveis_arrendados[2019][leitor.apt] }} apartamentos {{ leitor.apt }} disponíveis para arrendar, em 2019, {{ cidades[leitor.cidade].pre}} {{ cidades[leitor.cidade].text}}, é de {{cidade.preco_aluguer[2019][leitor.apt]}} euros por mês, o equivalente a {{ Math.round((cidade.preco_aluguer[2019][leitor.apt] / leitor.orcamento ) * 100) }}% do orçamento familiar d{{ leitor.artigo }} {{leitor.nome}}.

Ora, a taxa de esforço máxima para o arrendamento (segundo a Lei de 2019 que cria o Programa de Arrendamento Acessível) não deve ultrapassar os 35% do rendimento do agregado familiar. O orçamento d{{ leitor.artigo }} {{leitor.nome}} ultrapassa em {{(((cidade.preco_aluguer[2019][leitor.apt] / leitor.orcamento ) * 100 ) - 35).toFixed(2) }} pontos percentuais esse limiar. não ultrapassa esse limiar. fica abaixo {{ (35 - ((cidade.preco_aluguer[2019][leitor.apt] / leitor.orcamento ) * 100 )).toFixed(2) }} pontos percentuais desse limiar.

De facto, esta não é a melhor altura para alugar casa {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }}. Nos últimos nove anos, o preço médio dos {{ leitor.apt }} registados nesta plataforma aumentou {{ Math.round(cidade.preco_aluguer[2019][leitor.apt] - cidade.preco_aluguer[2010][leitor.apt]) }} euros.

A tendência é favorável aos que estão a pensar mudar-se para {{ cidades[leitor.cidade].pre2 }} {{ cidades[leitor.cidade].text }}. Nos últimos nove anos, o preço médio dos {{ leitor.apt }} registados no portal Casa Sapo diminuiu {{ Math.abs(Math.round(cidade.preco_aluguer[2019][leitor.apt] - cidade.preco_aluguer[2010][leitor.apt])) }} euros.

Preço de um {{ leitor.apt }}

Preço Médio

Se tem alguma experiência na busca de casa, sabe que os preços podem variar muito: a área, a exposição solar, a proximidade ao metro - tudo isso pode fazer variar o preço.

A área é o primeiro fator para definir o preço de um apartamento. O metro quadrado de um {{ leitor.apt }} {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }} vale, hoje, {{ cidade.preco_medio_arrendar_m2[2019][leitor.apt] }} euros - mais {{ (cidade.preco_medio_arrendar_m2[2019][leitor.apt] - cidade.preco_medio_arrendar_m2[2010][leitor.apt]).toFixed(2) }} euros do que em 2010 .

Um outro factor muitas vezes referido é a localização do imóvel. Neste concelho, a freguesia mais barata para arrendar um {{ leitor.apt }} é {{ cidade.freguesia_mais_barata[leitor.apt].freguesia }} ({{ Math.round(cidade.freguesia_mais_barata[leitor.apt].preco) }} euros), ao passo que a freguesia mais cara é {{ cidade.freguesia_mais_cara[leitor.apt].freguesia }} ({{ Math.round(cidade.freguesia_mais_cara[leitor.apt].preco) }} euros).

Preço dos {{ leitor.apt }} nas freguesias {{ cidades[leitor.cidade].pre3 }} {{ cidades[leitor.cidade].text }}

Escolha uma freguesia em que gostaria de viver

Se optar por morar num {{leitor.apt}} em {{ leitor.freguesia_escolhida.freguesia }}, conte pagar cerca de {{ Math.round(leitor.freguesia_escolhida.preco_medio_arrendamento,2) }} euros de renda.

Antes de fazer contas à vida, não se esqueça de duas coisas: por um lado, estes são os preços de quem decide colocar o apartamento para arrendar online - há quem prefira métodos mais tradicionais; por outro, quem coloca um apartamento para arrendar pode estar a contar com uma margem para negociação. E, aí, o preço pode emagrecer um pouco.

Pago uma renda de euros.

Comprar é opção? IMI é conta certa

Se a opção passa por comprar um apartamento {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }}, torna-se um bocado difícil dizer-lhe exatamente quanto é que esse investimento lhe vai custar no final do mês. A casa pode ser comprada a pronto - e, por isso, isso não deverá representar nenhum encargo financeiro no final do mês - ou através de um empréstimo, que depende sempre das condições oferecidas pelo seu banco.

O que tem que de dar como certo, caso compre uma casa {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }}, é o valor a pagar pelo IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) todos os anos.

{{ cidades[leitor.cidade].pre_capital }} {{ cidades[leitor.cidade].text }}, a taxa de IMI é de {{cidade.imi }}% do valor pelo qual a casa está avaliada pelas finanças. Neste concelho, com filhos, não tem desconto no IMI filho, tem direito a um desconto de {{cidade.imi_desconto.um_filho}} euros no IMI filho, não tem direito a qualquer desconto no IMI. filhos, tem direito a um desconto de {{cidade.imi_desconto.dois_filho}} euros no IMI. filhos, não tem direito a qualquer desconto no IMI. filhos, tem direito a um desconto de {{cidade.imi_desconto.tres_filho}} euros no IMI. filhos, não tem direito a qualquer desconto no IMI. .

Pago euros por mês ao banco pela casa.

Salário

Para além dos gastos que pode vir a ter com o alojamento, {{ leitor.artigo }} {{leitor.nome}} também terá de ter em conta quanto vale o seu salário {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }}.

O meu salário líquido é de euros por mês.

Na {{cidade.nut_iii}}, a média salarial ronda os {{cidade.salarios.media_salarial}} euros.

Os dados mais recentes do Ministério do Trabalho, referentes ao ano de 2017, dão conta que trabalhadores por conta de outrem, com menos de 18 anos, como {{ leitor.artigo }} {{leitor.nome}}, ganham, em média {{cidade.salarios.menos_18}} euros por mês com idades entre os 18 e os 24 anos, como {{ leitor.artigo }} {{leitor.nome}}, ganham, em média {{cidade.salarios.de_18_a_24}} euros por mês com idades entre os 25 e os 34 anos, como {{ leitor.artigo }} {{leitor.nome}}, ganham, em média {{cidade.salarios.de_25_a_34}} euros por mês com idades entre os 35 e os 44 anos, como {{ leitor.artigo }} {{leitor.nome}}, ganham, em média {{cidade.salarios.de_35_a_44}} euros por mês com idades entre os 45 e os 54 anos, como {{ leitor.artigo }} {{leitor.nome}}, ganham, em média {{cidade.salarios.de_45_a_54}} euros por mês com idades entre os 55 e os 64 anos, como {{ leitor.artigo }} {{leitor.nome}}, ganham, em média {{cidade.salarios.de_55_a_64}} euros por mês com mais de 65 anos, como {{ leitor.artigo }} {{leitor.nome}}, ganham, em média {{cidade.salarios.mais_65}} euros por mês .

Significa isto que {{ leitor.artigo }} {{leitor.nome}} ganha menos {{(leitor.salario_medio_nut - leitor.salario).toFixed(2)}} euros do que a média das pessoas com {{leitor.idade}} anos nesta região. mais {{(leitor.salario- leitor.salario_medio_nut).toFixed(2)}} euros do que a média das pessoas com {{leitor.idade}} anos nesta região. exatamente o mesmo do que a média das pessoas com {{leitor.idade}} anos nesta região.

Começam a chegar as contas

{{ leitor.artigo.toUpperCase() }} {{leitor.nome}} já tem onde viver {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }}, mas as contas do mês não se ficam pelo que vai gastar em habitação.

Se pensar nas contas que, todos os meses, lhe chegam à sua caixa de correio, sabe do que vamos falar: água, luz, gás e telecomunicações.

Quanto custam 10 mil litros de água?

Os seus hábitos de poupança poderão fazer uma grande diferença no final do mês nesta conta, mas, quer queira quer não, a carta vai continuar a aparecer na sua caixa de correio.

Se tomarmos o valor de consumo padrão de 10 m³/mês (ou seja, 10 mil litros) - o valor tido como de referência pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) - os números dizem-nos que, {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }}, deverá gastar {{cidade.preco_agua.preco_agua_2018}} euros por mês.

Os dados da ERSAR revelam que, em 2018, {{ cidades[leitor.cidade].pre2 }} {{ cidades[leitor.cidade].text }} era o {{cidade.rank_agua}}º concelho onde 10 m³ de água ficavam mais caros.

No que a água diz respeito, viver {{ cidades[leitor.cidade].pre2 }} {{ cidades[leitor.cidade].text }} tem complicado as contas d{{ leitor.artigo }} {{leitor.nome}}. Entre 2016 e 2018, o preço de 10 m³ de água {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }} aumentou {{(cidade.preco_agua.preco_agua_2018 - cidade.preco_agua.preco_agua_2016).toFixed(2)}}€.

No que a água diz respeito, viver {{ cidades[leitor.cidade].pre2 }} {{ cidades[leitor.cidade].text }} até pode ser benéfico para a carteira d{{ leitor.artigo }} {{leitor.nome}}.

Entre 2016 e 2018, o preço de 10 m³ de água {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }} diminuiu {{(cidade.preco_agua.preco_agua_2016 - cidade.preco_agua.preco_agua_2018).toFixed(2)}}€.

Mensalmente, gasto uma média de euros em água.

Desligue as luzes, faça uma simulação

Outras faturas que costumam preocupar os portugueses são a da luz e a do gás. Com a liberalização do sector da enegergia, novas opções apareeram no mercado e há, agora, multiplas tarifas para todos os gostos.

Recorrendo ao simulador da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) é possível estimar quanto é que poderão custar as faturas da luz e do gás d{{ leitor.artigo }} {{leitor.nome}}.

De acordo com esta ferramenta, um lar com {{leitor.n_agregado + 1}} pessoa pessoas deverá gastar {{cidade.preco_luz[2]["Valor.Mensal"]}} euros por mês em luz e gás. {{cidade.preco_luz[0]["Valor.Mensal"]}} euros por mês em luz e gás. {{cidade.preco_luz[1]["Valor.Mensal"]}} euros por mês em luz e gás. Este é o valor médio dos 15 primeiros contratos mais baratos sugeridos pelo simulador no mês de outubro. No entanto, tenha em consideração que se trata de uma estimativa com uma margem de erro muito grande e que este valor é meramente indicativo.

Mensalmente, gasto uma média de euros em eletricidade.

Mensalmente, gasto uma média de euros em gás.

Água, luz e gás. Se percorrer mentalmente a lista de contas que lhe chegam todos os meses, só falta uma: telecomunicações.

A boa notícia neste caso é que, normalmente, o preço que paga a uma operadora para ter telefone, internet e telemóvel não varia assim tanto de cidade para cidade.

Os dados do mais recente inquérito às despesas das famílias do INE, referente a 2015/2016, dizem-nos que uma família que vive na {{cidade.nut_iii}} gasta, em média, {{cidade.preco_comunicacoes}} euros em despesas relacionadas com comunicações.

Por mês, gasto euros em telecomunicações.

Vamos às compras?

Os gastos no supermercado representam, em quase todas as regiões do país, a segunda maior fatia do orçamento anual das famílias - só ficam atrás dos gastos em habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis, todos somados.

De acordo com o inquérito às despesas das famílias do INE, quem vive na {{cidade.nut_iii}} gasta, em média, por mês, {{cidade.gastos_mercearia}} euros em produtos alimentares e bebidas não alcoólicas.

A região centro era, no ano de recolha dos dados do INE, o único sítio do país onde os gastos com transportes pesava mais no orçamento familiar do que as despesas em produtos alimentares e bebidas não alcoólicas.

Por mês, gasto euros em mercearia.

É o prato do dia, por favor

Para chegar a uma estimativa de preços {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }}, selecionamos aleatoriamente no site das Páginas Amarelas dez restaurantes, aos quais solicitamos o preço de uma refeição económica ou o valor médio de uma refeição com bebida e sopa.

Segundo esta amostra, {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }}, uma diária custa à volta de {{ cidade.preco_diaria[cidades[leitor.cidade].text][0].preco }} euros.

Estes valores são meramente indicativos e não representam a totalidade dos estabelecimentos de restauração nos vários concelhos.

Ainda assim, tomando a média de {{ cidades[leitor.cidade].text }} como referência, se, no período de um mês, {{ leitor.artigo }} {{leitor.nome}} fizer refeições fora de casa num mês, deverá reservar {{(leitor.vezesFora * cidade.preco_diaria[cidades[leitor.cidade].text][0].preco).toFixed(2)}} euros para esta despesa.

Costumo gastar euros por mês em refeições fora de casa.

Gastar para ir trabalhar

Qualquer pessoa que trabalha ou estuda sabe que tem de reservar também parte do seu orçamento para as deslocações diárias.

Mas este valor pode também variar conforme o método de transporte que escolhe ou que tem à sua disposição.

Se {{ leitor.artigo }} {{leitor.nome}} decidir deslocar-se a pé ou de bicicleta, está a optar pela opção mais amiga do ambiente, mas também a mais económica. Caso o local onde trabalha fique perto de casa, é uma óptima forma de poupar dinheiro.

Para além do investimento inicial (no caso da bicicleta), não tem de se preocupar com outro tipo de despesas

Escolher ir de carro implica sempre alguma forma de investimento. Mas perceber quanto é que isso realmente custa pode ser complexo.

Há o preço dos combustíveis que sobe e desce, o consumo do seu carro ou seu estilo de condução. Demasiadas variáveis para poder fornecer uma estimativa concreta.

Mas podemos ter sempre em consideração os valores médios. Os dados do INE dizem-nos que as famílias a residir na {{cidade.nut_iii}} gastam uma média de {{cidade.transportes_gasolina}} euros por mês em despesas com a utilização de "equipamento de transporte pessoal".

Estimo gastar euros em combustível.

Com a política de transportes do governo de António Costa aumentou a procura dos transportes públicos . Afinal de contas, esta solução pode ficar bem mais em conta.

Se comprar o {{cidade.passes.nome}}, pode viajar em todos os transportes dentro de cada um dos 18 concelhos da região de Lisboa por {{cidade.passes.preco}} euros.

Se comprar o {{cidade.passes.nome}}, pode viajar dentro do concelho de residência ou até um concelho vizinho que esteja a uma distância máxima de três zonas por {{cidade.passes.preco}} euros.

Se adquirir o {{cidade.passes.nome}} de Coimbra, pode andar dentro de toda a rede de transportes do município por {{cidade.passes.preco}} euros.

Se adquirir o {{cidade.passes.nome}} dos Transportes Urbanos de Braga (TUB), pode viajar até à terceira coroa por {{cidade.passes.preco}} euros.

Em Vila Real, o {{cidade.passes.nome}} tem um custo de {{cidade.passes.preco}} euros.

Gasto euros em passe {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }}.

Encargos com o futuro

Se tem filhos, sabe que preparar o seu futuro pode implicar algumas despesas no final do mês. De acordo com o INE, os agregados familiares que residem na {{cidade.nut_iii}} tendem a gastar {{cidade.educacao_nuts}} euros por mês em despesas relacionadas com educação.

Disse-nos em cima que tem filho filhos .

{{leitor.artigo.toUpperCase()}} {{leitor.nome}} vive com pessoa pessoas. Destas pessoas, é uma criança são crianças a seu cargo.

Que tipo de ensino frequenta? frequentam?

Nível de Ensino Tipo de Ensino
{{filhos}}

Creches

Arranjar um lugar numa creche em Portugal é um autêntico desafio, com uma grande parte dos pais a procurar um lugar bem antes da criança sequer ter nascido. E, como não há oferta pública, vai sempre comportar custos.

As creches IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) são as mais comuns, mas também as mais concorridas.

De acordo com os dados mais recentes da Carta Social, site do Ministério do Trabalho e da Solidariedade, {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }} o valor médio da taxa de ocupação deste tipo de creches anda pelos {{((cidade.creches.txt_ocupacao)*100).toFixed(2)}}%. Do total de {{cidade.creches.total_vagas}} vagas que, segundo este site, há {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }}, {{cidade.creches.total_ocupadas}} já estão ocupadas.

A taxa de ocupação é maior em {{cidade.creches.txt_ocupacao_freguesias.mais_ocupada.nome}}, onde todas as {{(cidade.creches.txt_ocupacao_freguesias.mais_ocupada.txt).toFixed(2)}}% das vagas em creches estão ocupadas. No pólo oposto está a freguesia de {{cidade.creches.txt_ocupacao_freguesias.menos_ocupada.nome}}, com uma taxa de ocupação a rondar os {{(cidade.creches.txt_ocupacao_freguesias.menos_ocupada.txt).toFixed(2)}}%.

Estas instituições, apesar de privadas, são comparticipadas pelo estado. Por isso, têm preços que variam muito conforme o rendimento per capita da sua família. Pode perceber melhor como se chega ao valor a pagar aqui.

Segundo Susana Batista, vice-presidente da Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular, uma creche IPSS custa, para a maioria dos pais com {{leitor.filhos_creche_ipss}} filho filhos , cerca de {{leitor.filhos_creche_ipss * cidade.creches.preco}} euros.

Conto gastar euros com o meu filho os meus {{leitor.filhos_creche_ipss}} filhos numa creche IPSS.

Se optar por colocar o seu filho os seus {{leitor.filhos_creche_privada}} filhos numa creche privada, terá de esperar pagar a totalidade dos encargos, sem qualquer forma de comparticipação do estado (como acontece com as IPSS).

De acordo com a Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular, ter um filho {{leitor.filhos_creche_privada}} filhos numa creche privada {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }} custa cerca de {{leitor.filhos_creche_privada * cidade.creches_privadas.preco}} euros (a que pode ainda somar cerca de {{ leitor.filhos_creche_privada * cidade.creches_privadas.refeicao}} euros em refeições).

Conto gastar euros com os meus {{leitor.filhos_creche_privada}} filhos o meu filho numa creche privada.

Mas as despesas com um filho filhos desta idade não se ficam pelos gastos com creches:

Gasto cerca de euros por mês com os meus filhos o meu filho desta idade.

Pré-escolar

A educação pré-escolar, muitas vezes chamada de "jardim de infância", pode ter diferentes tipos de custos associados.

Se optar por inscrever os seus {{leitor.n_filhos}} filhos o seu filho numa escola pública, não deverá ter qualquer tipo de encargo financeiro. O único senão que deve acautelar é a possibilidade de ter de pagar por um ATL.

Segundo o site da Direção-Geral da Educação, os infantários mantêm-se obrigatoriamente aberto até às 17h30. Se não tiver ninguém que consiga ir buscar os seus filhos o seu filho à escola antes desse horário, reserve uma parte do seu orçamento para essa possibilidade.

À semelhança do que acontece com as creches, algumas IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) também têm jardim de infância.

Na prática essas instituições são privadas, mas o Estado Português, através do Ministério do Trabalho e da Segurança Social, comparticipa parte do valor a pagar com base no redimento familiar per capita.

De acordo com a Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular, ter um filho {{leitor.filhos_preescolar_ipss}} filhos num jardim de infância de uma IPSS {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }} custa cerca de {{leitor.filhos_preescolar_ipss * cidade.jardins_infância_ipss.preco}} euros (a que pode ainda somar cerca de {{ leitor.filhos_preescolar_ipss * cidade.jardins_infância_ipss.refeicao}} euros em refeições).

Conto gastar euros com o meu filho os meus {{leitor.filhos_preescolar_ipss}} filhos num infantário IPSS.

Se optar por colocar o seu filho os seus {{ leitor.filhos_preescolar_privado }} filhos num infantário privado, deverá ter em mente que os preços variam muito de escola para escola.

Recorrendo a uma amostra de {{cidade.jardins_infancia_privados.total_amostra}} estabelecimentos de ensino pré-escolar privados fornecida à Renascença pela Associação de Estabelecimentos de Ensino Privado e Cooperativo (AEEP), conclui-se que, {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }}, o valor de um infantário privado ronda os {{cidade.jardins_infancia_privados.preco}} euros por mês.

Recorrendo a uma amostra de {{cidade.jardins_infancia_privados.total_amostra}} estabelecimentos de pré-ecolar privados situados no Porto e em Lisboa fornecida à Renascença pela Associação de Estabelecimentos de Ensino Privado e Cooperativo (AEEP), conclui-se que o valor de um infantário privado ronda os {{cidade.jardins_infancia_privados.preco}} euros por mês.

No entanto, os valores para {{ cidades[leitor.cidade].pre2 }} {{ cidades[leitor.cidade].text }} podem ser um pouco mais baixos uma vez que, segundo fonte desta associação, os preços fora dos dois grandes centros urbanos a ser inferiores aos praticados no Porto e em Lisboa.

Assim sendo, se tiver {{leitor.filhos_preescolar_privado}} filhos a frequentar um jardim de infância privado, deverá pagar, por mês, cerca de {{cidade.jardins_infancia_privados.preco * leitor.filhos_preescolar_privado}} euros.

Conto gastar euros com o meu filho os meus {{leitor.filhos_preescolar_ipss}} filhos num infantário privado.

Mas as despesas com um filho filhos desta idade não se ficam pelos gastos com o infantário:

Gasto cerca de euros por mês com os meus filhos o meu filho desta idade.

Ensino Básico

O ensino básico em Portugal vai do 1º ao 9º ano. Todos estes níveis escolaridade fazem parte do ensino obrigatório. Por isso, se o seu filho frequentar se os seus {{leitor.filhos_basico_publico}} frequentarem o ensino básico público, não terá encargos mensais com o a escola - isto, claro, para além de despesas como com a cantina, que normalmente é paga.

No entanto, se optar pelo ensino privado, deverá saber que a frequência das aulas terá os seus custos.

Com base numa amostra de {{cidade.basico_1ciclo_privados.total_amostra}} preços de escolas privadas {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }} no Porto e em Lisboa facultada à Renascença pela Associação de Estabelecimentos de Ensino Privado e Cooperativo (AEEP) é possível concluir que um filho a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico custa à volta de {{cidade.basico_1ciclo_privados.preco}} euros por mês. um filho a frequentar o 2º Ciclo do Ensino Básico custa à volta de {{cidade.basico_2ciclo_privados.preco}} euros por mês. um filho a frequentar o 3º Ciclo do Ensino Básisco custa à volta de {{cidade.basico_3ciclo_privados.preco}} euros por mês.

  • Um filho a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico custa à volta de {{cidade.basico_1ciclo_privados.preco}} euros por mês;
  • Um filho a frequentar o 2º Ciclo do Ensino Básico custa à volta de {{cidade.basico_2ciclo_privados.preco}} euros por mês;
  • Um filho a frequentar o 3º Ciclo do Ensino Básico custa à volta de {{cidade.basico_3ciclo_privados.preco}} euros por mês;

Assim sendo, deverá esperar gastar à volta de {{ leitor.filhos_basico_1ciclo_privado * cidade.basico_1ciclo_privados.preco + leitor.filhos_basico_2ciclo_privado * cidade.basico_2ciclo_privados.preco + leitor.filhos_basico_3ciclo_privado * cidade.basico_3ciclo_privados.preco}} em despesas com os seus {{leitor.filhos_basico_privado}} filhos inscritos no ensino básico privado {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }}.

Conto gastar euros com o meu filho os meus {{leitor.filhos_basico_privado}} filhos numa escola privada.

Para além das despesas inerentes à frequência da escola, alguns pais optam por colocar os filhos em centros de explicações.

Conta ter esse género de despesas com o seu filho os seus {{leitor.filhos_basico_privado + leitor.filhos_basico_publico}} filhos ?

Conto gastar euros em explicações por mês.

Ensino Secundário

O Ensino Secundário corresponde ao 10º, 11º e 12º anos de escolaridade obrigatória em Portugal. Por isso, se o seu filho frequentar se os seus {{leitor.filhos_basico_publico}} frequentarem o ensino secundário público, não terá encargos mensais com a escola.

No entanto, se optar pelo ensino privado, deverá saber que a frequência das aulas terá os seus custos.

Se tomarmos como amostra um conjunto de {{cidade.secundario_privados.total_amostra}} preços de escolas privadas {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }} no Porto e em Lisboa facultada à Renascença pela Associação de Estabelecimentos de Ensino Privado e Cooperativo (AEEP), é possível concluir que um filho a frequentar o ensino secundário neste concelho custa à volta de {{cidade.secundario_privados.preco}} euros por mês.

Como {{ leitor.artigo }} {{ leitor.nome }} tem {{leitor.filhos_secundario_privado}} filhos a frequentar o ensino secundário no privado, deverá esperar gastar {{cidade.secundario_privados.preco * leitor.filhos_secundario_privado }} euros por mês numa escola privada.

Conto gastar euros com o meu filho os meus {{leitor.filhos_secundario_privado}} filhos numa escola privada.

Para além das despesas inerentes à frequência da escola, alguns pais optam por colocar os filhos em centros de explicações.

Conta ter esse género de despesas com o seu filho os seus {{leitor.filhos_secundario_privado + leitor.filhos_secundarip_publico}} filhos ?

Conto gastar euros em explicações por mês.

Ensino Superior

Ter um filho no ensino superior implica sempre uma grande despesa para as famílias. E, nesta equação, há demasiadas variáveis: se vive consigo ou se vai para uma instituição de ensino superior longe de casa; se fica numa residência ou se aluga quarto e, claro, se vai para uma instituição privada ou pública.

A conta mais fácil de se fazer é caso o seu filho decidir os seus {{leitor.filhos_basico_publico}} decidirem frequentar o ensino superior público.

De acordo com o Orçamento do Estado para 2019, "a partir do ano letivo 2019/2020 (...) o valor da propina a fixar pelas instituições de ensino superior públicas não pode ser superior a 2 vezes o valor do Indexante de Apoios Sociais (IAS)". Ou seja, o valor a pagar por uma licenciatura ou mestrado integrado não pode ultrapassar os {{cidade.max_propina}} euros por ano - {{cidade.propina}} euros por mês. Como tem {{leitor.filhos_superior_publico}} filhos a frequentar o ensino superior público, deve reservar {{cidade.propina * leitor.filhos_superior_publico}} euros por mês para as propinas.

As contas ficam difíceis de se fazer se o seu filho decidir os seus {{leitor.filhos_basico_publico}} filhos decidirem frequentar o ensino superior privado. Ao contrário do que acontece no ensino superior público, neste caso não há qualquer intervenção do Estado quanto ao valor máximo que se pode cobrar.

Os valores variam bastante de instituição para instituição, mas também de curso para curso. Logo, é muito difícil dizer quanto é que precisa de reservar por mês para ter o seu filho os seus {{leitor.filhos_basico_publico}} filhos a frequentar o ensino superior privado.

Conto gastar euros com o meu filho os meus {{leitor.filhos_basico_privado}} filhos numa instituição de ensino superior privado.

Já quanto às outras despesas, foi como dissemos: depende de demasiados factores para poder sequer arriscar uma estimativa.

Conto gastar euros com outras despesas associadas à educação no ensino superior.

Para viver {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }}, {{ leitor.artigo }} {{leitor.nome}} precisa de

{{leitor.total}} €

O equivalente a {{((leitor.total / leitor.orcamento) * 100).toFixed()}}% do seu orçamento mensal.

Fatura
Descrição Preço
Habitação {{leitor.total_habitacao}} €
Água {{leitor.total_agua}} €
Luz e Gás {{leitor.total_luzgas}} €
Telecomunicações {{leitor.total_telecom }} €
Mercearia {{leitor.total_mercearia}} €
Restauração {{leitor.total_restaurante}} €
Deslocações {{leitor.total_deslocacoes}} €
Educação {{leitor.total_educacao = leitor.total_educacao}} € {{leitor.total_educacao = leitor.total_creche_ipss + leitor.total_creche_privada + leitor.total_creche_outra + leitor.total_pre_ipss + leitor.total_pre_privada + leitor.total_pre_outra + leitor.total_basico_privada + leitor.total_basico_outra + leitor.total_secundario_privada + leitor.total_secundario_outra + leitor.total_superior_publica + leitor.total_superior_privada + leitor.total_superior_outra }} €
Total {{leitor.total = (leitor.total_habitacao + leitor.total_agua + leitor.total_luzgas + leitor.total_telecom + leitor.total_mercearia + leitor.total_restaurante + leitor.total_deslocacoes + leitor.total_educacao).toFixed(2) }} €

Habitação:

Arrendamento de um {{leitor.apt}} {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }}: {{cidade.preco_aluguer[2019][leitor.apt]}} € Arrendamento de um {{leitor.apt}} em {{ leitor.freguesia_escolhida.freguesia }}: {{ Math.round(leitor.freguesia_escolhida.preco_medio_arrendamento,2) }} € Arrendamento de um {{leitor.apt}} {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }} : em {{ leitor.freguesia_escolhida.freguesia }} :   {{leitor.customRenda}} €

Prestação ao banco: {{leitor.customCompra}} €

Água:

Despesa com consumo de 10 m³/mês {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }}: {{cidade.preco_agua.preco_agua_2018}} € Despesa com água {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }}: {{leitor.customAgua}} €

Luz e Gás:

Despesa mensal de eletricidade e gás: {{leitor.precoLuzGas}} €

Despesa mensal com eletricidade: {{leitor.customLuz}} €

Despesa mensal com gás: {{leitor.customGas}} €

Telecomunicações:

Despesa com mensalidades de telecomunicações: {{cidade.preco_comunicacoes}} € {{leitor.customComun}} €

Mercearia:

Despesa com compras em mercearia: {{cidade.gastos_mercearia}} € Despesa com compras em mercearia: {{leitor.customMercearia}} €

Refeições em Restaurantes:

Despesa com refeições em restaurantes {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }}: {{leitor.totalRestaurantes}} € {{leitor.customRestaurante}} €

Transportes:

Gastos com combustível: {{cidade.transportes_gasolina}} € {{leitor.customCombustivel}} € Despesa com passe {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }}: {{cidade.passes.preco}} € Despesa com passe {{ cidades[leitor.cidade].pre }} {{ cidades[leitor.cidade].text }}: {{leitor.customPasse}} €

Educação:

Despesas genéricas de um agregado familiar com educação: {{cidade.educacao_nuts}} €

Educação:

Despesas com creche numa IPSS: {{leitor.total_creche_ipss = leitor.filhos_creche_ipss * cidade.creches.preco }} € Despesas com creche numa IPSS: {{leitor.total_creche_ipss = leitor.customGastosCrecheIpss}} €

Despesas com creche privada: {{leitor.total_creche_privada = leitor.filhos_creche_privada * cidade.creches_privadas.preco }} € Despesas com creche privada: {{leitor.total_creche_privada = leitor.CrechePrivadaCustom}} €

Outras despesas com filhos em idade de creche: {{leitor.total_creche_outra = leitor.CrecheOutras}} €

Despesas com pré-escolar numa IPSS: {{leitor.total_pre_ipss = leitor.filhos_preescolar_ipss * cidade.jardins_infância_ipss.preco}} € Despesas com pré-escolar numa IPSS: {{leitor.total_pre_ipss = leitor.customGastosPreescolarIpss}} €

Despesas com pré-escolar numa escola privada: {{leitor.total_pre_privada = leitor.filhos_preescolar_privado * cidade.jardins_infancia_privados.preco}} € Despesas com pré-escolar numa escola privada: {{leitor.total_pre_privada = leitor.customGastosPreescolarPrivado}} €

Outras despesas com filhos em idade de pré-escolar: {{leitor.total_pre_outra = leitor.prescolarOutras}} €

Despesas com ensino básico numa escola privada: {{leitor.total_basico_privada = leitor.filhos_basico_1ciclo_privado * cidade.basico_1ciclo_privados.preco + leitor.filhos_basico_2ciclo_privado * cidade.basico_2ciclo_privados.preco + leitor.filhos_basico_3ciclo_privado * cidade.basico_3ciclo_privados.preco}} € Despesas com ensino básico numa escola privada: {{leitor.total_basico_privada =leitor.customGastosBasicoPrivado}} €

Despesas com explicações - ensino básico: {{leitor.total_basico_outra = leitor.customExplicacoesBasicoValue}} €

Despesas com ensino secundário numa escola privada: {{leitor.total_secundario_privada = cidade.secundario_privados.preco * leitor.filhos_secundario_privado}} € Despesas com ensino secundário numa escola privada: {{leitor.total_secundario_privada = leitor.customGastosSecundarioPrivado}} €

Despesas com explicações - ensino secundário: {{leitor.total_secundario_outra = leitor.customExplicacoesSecundarioValue}} €

Despesas com propinas no ensino superior público: {{leitor.total_superior_publica = cidade.propina * leitor.filhos_superior_publico}} €

Despesas com propinas no ensino superior privado: {{leitor.total_superior_privada = leitor.customGastosSuperiorPrivado}} €

Outras despesas com educação superior: {{leitor.total_superior_outra = leitor.customGastosSuperior}} €