O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.
Ouvir Emissão
Acabou de Tocar MICHAEL BOLTON - HOW AM I SUPPOSED TO LIVE WITHOUT YOU Acabou de Tocar

Últimas NotíciasVoltaPortugalPortoSportingBenficaFutebol NacionalFutebol InternacionalModalidadesClubePortugalEspecial de CorridaEspeciaisPodcast

O que é que uma batata frita tem que ver com o Benfica?

FC Porto já reagiu à polémica da canção que termina com "batata frita, viva o Benfica".
22-03-2012 16:08

O FC Porto publicou no seu site uma notícia que dá conta de uma queixa ao Ministério da Educação feita por um pai, adepto dos azuis e brancos, que acusa a educadora de infância do filho de condicionar a liberdade de escolha do clube das crianças.

O caso deu-se, alegadamente, numa escola pré-primária da Ericeira. A educadora terá alterado a letra da canção "Atirei o pau ao gato", acrescentando-lhe no final "batata frita, viva o Benfica".

Os dragões condenam a atitude e saúdam a reclamação do pai. Os azuis e brancos criticam o que chamam de "proselitismo feito em escolas públicas, que em vez de ensinarem os valores da liberdade de escolha, ou de opinião, preferem ser uma espécie de 'ayatollahs' das suas próprias preferências".

A letra, ainda segundo o FC Porto, será uma prática diária da educadora e é, alegadamente, "repetida três vezes ao dia, não só no jardim de infância da Ericeira, mas também em todas as escolas do pré-escolar do agrupamento e também noutras dos concelhos de Lisboa e Cascais".

Os dragões exigem, por fim, que "o Ministério da Educação se pronuncie sobre estes fascistas do gosto e dê instruções para que em todas as escolas do país se acabem de uma vez por todas com práticas que fazem lembrar os tempos da outra senhora", concluem.

PARTILHAR

Comentários (267)
  • » azin, benfica, 30-04-2012 18:11

    cada vez parecem mesmo um clube de bairro por isso é que a professora fez o que fez porque existem mentalidades de pais que devia ter vergonha na cara a professora fez as crianças só levam a letra se tiverem país como esse senhor que parece que temos que ver as escola do norte o que dizem as crianças isso não falam pois não
  • » antonio ferreira, lisboa, 26-04-2012 12:28

    É de lamentar como é que ainda há pessoas que nem uma batata frita têem na cabeça, penso que este pai se havia de preocupar mais por pertencer a um clube cujo presidente vive dentro da mentira e da corrupção, deixe a criança gritar pelo benfica pelo sporting ou pelo porto sem ódios estupidos!
  • » a estupida escola, ericeira, 16-04-2012 18:11

    aparecem aqui palermas a comparar estadios de futebol com escolas publicas. Nem antes do 25 abril salazar permitia que o seu clube de regime fosse saudado pateticamente nas escolas. As crianças em causa ate poderiam dizer no fim da cançao viva o benfica se a educadora e a direçao dessa estupida escola permitisse que crianças que quisessem dizer viva o sporting ou o porto ou o braga fosse permitido. O QUE SE PASSOU NA ESCOLA E NOUTRAS NAO PODE SER ADMITIDO PORQUE SENAO COMEÇARAO REPRESALIAS POR TALIBANS E VAO SOFRER MAIS CRIANÇAS, PORQUE SE EXISTEM ESCOLAS ONDE A MAIORIA DAS CRIANÇAS TEM PAIS BENFIQUISYAS MUITAS OUTRAS ISSO NAO SE PASSA E DEPOIS ??? Vamos ter juizinho e esses diretores e educadores neste momento andam ja com medo nas ruas porque nao sabem o que lhes podera acontecer ja que existem talibans em todos os grupos.
  • » Mário teixeira, Sobrosa, 04-04-2012 19:38

    A direcção do Porto também devia mostrar desagrado pela alteração da letra do Benfica. SLB, SLB, SLB, SLB, SLB, Glorioso SLB, Glorioso SLB. E que os adeptos do Porto nos estádios que o porto está a jogar (mesmo sendo o contra Carcavelinhos) cantam esse cântico de forma ofensiva para com o Benfica!!! Agora batatas fritas!? Meu Deus que mesquinhes!!!
  • » eduardo mascarenhas, ericeira, 25-03-2012 14:40

    «Embora eu pense que teria sido mais prudente não envolver o FCP, Para não tornar esta discussão de clubes, é óbvia a desadequação, a ausência de pedagogia e a pobreza de argumentos que substituíram, por ignorância pura, reforçada pelos agentes reguladores, um simples pedido de desculpas. Bastava um desculpe não tinha pensado sobre isso, tem toda a razão. É surreal que se sustente esse comportamento. E instigar as outras crianças contra a miúda expondo que as acções do pai resultaram em priva-los de algo que eles gostam, é inadmissível, razão para que fosse imediatamente despedida porque isso já é um mau trato. "Discretamente" dirigiu a agressividade dela para a criança, não a protegendo e incumprindo os princípios básicos e práticas subjacentes à sua contratação. Esta história é grave apesar dos contornos de infantilidade e irracionalidade. Como mete clubes está cheia de pré conceitos, mas é raso. Não se adequa. Não faz parte do currículo escolar. O argumento é básico, nem é necessário reflectir muito. O ministério da educação deverá ser o mediador desta questão e acho que é fundamental que ele consiga exigir que cumpram o dever de respeitar esta criança que está entregue e vulnerável perante a escola. Isso é o mais importante pois infelizmente muita injustiça se passa quando não se agrada e incomoda... »
  • PUB
  • » pedro nogueira, gaia, 24-03-2012 23:48

    caro Andre Santos gostei da parte: VIVA O BENFICA (L) Ah e.. se fosse a SAD do Benfica deixava de transmitir os jogos pela TV é que assim não havia o perigo de algum tripeiro queixar-se de que algum membro da família mudar-se para o GLORIOSO.. é que .. ao ver os jogos do Benfica, toda a gente se apaixona por esta naçãoo :D Pluribus Unum :D heheheh santa ignorancia toda a gente se apaixona por esta nação??? qual nação? aquela nação que quando ganha não se queixa mas quando perde os arbitros fazem sempre asneira. o JJ ficou todo chateado por o Aimar ter sido expulso e disse então vão expulsar um jogador mais importante do meio campo do benfica!! se ele e tão importante porque e que so o meteu na 2 parte? e o que eu digo ignorantes. não gosto de ter os meus filhos na infantario e as educadoras ensinarem musicas de clubes quer eu seja de que clube for. aqui em casa quase todos somos do porto menos o meu pequenito que escolheu o sporting e so tem 4 anos estejam descansados que não o vou por fora da porta nem o vou dar para adopção. so por ele ser do sporting temos que respeitar as ideeias de cada 1 quer ja saiba decidir ou não. saudaçoes portistas. o 25 de abril ja foi a muito tempo e desde ai TUDO MUDOU.
  • » jose vieira, porto, 23-03-2012 23:05

    Este caso nas escolas????? É uma brincadeira! O que fizeram, e fazem nos meios de comunicação deste nosso país a publicitar o SLB, JÁ CANSA..............Por vezes até enjoa.
  • » Vpedro, Almada., 23-03-2012 21:02

    Coitadinho do Pinto da Costa e associados do FCP e de todos os que apoiam as suas práticas, fazendo do desporto meio de denegrir todos os seus adversários. A memória é coisa que não se perde, e estamos todos fartos das frases odiosos, que com alguma regularidade lança publicamente. Há-ja vergonha.
  • » André Santos, Setúbal, 23-03-2012 20:32

    epa a sério ??? :o Que rídiculooooo meuuu só podia ser do FC Porto -.-' Como é que é possivel acusar a educadora de fazer com que a filha não vá à escola ?? Epa por amor de Deus... VIVA O BENFICA (L) Ah e.. se fosse a SAD do Benfica deixava de transmitir os jogos pela TV é que assim não havia o perigo de algum tripeiro queixar-se de que algum membro da família mudar-se para o GLORIOSO.. é que .. ao ver os jogos do Benfica, toda a gente se apaixona por esta naçãoo :D Pluribus Unum :D
  • » jose, aveiro, 23-03-2012 17:31

    Caro António Guerrinha , civismo, com esse discurso?? Que visão esclarecida e que espertalhaça a argumentação!... Conversas de taberna, talvez!
  • PUB

Deixe aqui o seu comentário relativo a este artigo. Todos os comentários estão sujeitos a mediação.

Tem 1500 caracteres disponíveis

Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.


Entrar Renascença V+
A madrugada da Revolução que parava nos sinais vermelhos



INFORMAÇÃO      BOLA BRANCA      PROGRAMAÇÃO      MÚSICA      MULTIMÉDIA      OPINIÃO