Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​Estava (quase) morto e ressuscitou

04 dez, 2017 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Agora, com dois na dianteira, pois o Sporting ganhou mesmo com serviços mínimos, e a águia a voar por perto, parece que podemos voltar a ter campeonato.

São diversos os campos de análise que se podem olhar após o cumprimento da jornada do fim-de-semana prolongado por que acabámos de passar. Dele emanam circunstâncias nem todas muito agradáveis, tanto pelo impacto que geraram nos seus momentos, como nas horas subsequentes em que a discussão alastrou a todo o país.

Desde logo uma nota muito positiva: num tempo em que o G-15, grupo dos 15 clubes da divisão maior que pretendem dar ao futebol uma aragem nova e diferente, dois treinadores de equipas desse organismo em formação, Miguel Cardoso, do Rio Ave, e Pepa, do Tondela decidiram, após o jogo que ontem disputaram, juntar-se e conceder, em simultâneo, a conferência de imprensa, que cada um deveria dar em separado, como é habitual.

Um gesto bonito, uma pedrada no charco nestes tempos muito conturbados por que passa o futebol português.

Tempos esses que se acentuaram ainda mais por via daquilo que aconteceu em diversos estádios do país, onde a violência assentou arraiais, com efeitos para já imprevisíveis, mas a que a justiça, toda a justiça, vai certamente, e como se exige, prestar especial atenção.

Caso contrário ter-se-ão dado mais alguns passos em direcção a um abismo que não se deseja, mas que poderá tornar-se inevitável nos tempos mais chegados.

Quanto ao jogo em si, aquilo que mais deveria interessar a todos, desde jogadores, técnicos, dirigentes e adeptos, chegaram também novidades. A de maior ressonância veio do estádio do Dragão onde o Benfica alcançou um empate pouco vaticinado antes pelo país da bola, e que, convenhamos, acabou por não reflectir a verdade do que se passou sobre o relvado.

Mas uma arbitragem infeliz, que também ajudou à “festa”, acabou por permitir que o clube da Luz não soçobrasse quando o campeonato ainda nem sequer chegou a meio, e ressuscitasse depois de ter andado em estado pré-comatoso durante semanas a fio.

Agora, com dois na dianteira, pois o Sporting ganhou mesmo com serviços mínimos, e a águia a voar por perto, parece que podemos voltar a ter campeonato.

Bom seria, no entanto, que também regressasse às hostes o bom senso e a tranquilidade, para seja, finalmente, possível falar apenas “de futebol e não do futebol”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 04 dez, 2017 16:31
    quando o comentário não vos agrada cortam isso é feio nada que eu escrevi era indecente
  • 04 dez, 2017 15:55
    milagre pirousse.....
  • 04 dez, 2017 15:28
    o meu comentário aonde esta
  • Carlos Reis
    04 dez, 2017 Coimbra 13:42
    O Benfica tem um S. Cristóvão que o protege cá em Portugal sempre que está aflito. Desta vez o santo deu pelo nome de Jorge de Sousa, mas tem muitos, o Capela, o Xistra o Soares Dias, o Fábio Veríssimo, o Hugo Miguel, enfim um clube muito católico.
  • 04 dez, 2017 13:31
    Claro com ajuda terrena qualquer um ressuscita. O trabalho do JS no Benfica-Sporting do ano passado e no Porto-Benfica deste ano mostram o que por aí vai....
  • carlos andre
    04 dez, 2017 porto 13:16
    o meu BENFICA QUANDO GANHA OU EMPATA a culpa é dos.............. ARBITOS...........JÁ AGORA cavalheiros espertinhos quando perde a culpa é de quem ........será do padre cá do meu sitio??? eu já fui novo hoje sou velho eu já fui pequeno hoje tenho 1m92 ......como podem ver uns cressem outros são sempre pequenos é a lei da vida á uma coisa que somos todos iguais quando morremos não á arbito que nos safe eu por acaso sou diferente de muitos espertos sou analfabeto também com 85 anos não vou a parte nenhuma mas acredito no PAI NATAL....VIVA O BENFICA
  • Atu
    04 dez, 2017 Porto 10:03
    "estava quase morto e ressuscitou" Mas foi à custa dos árbitros...!!!