Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

O outro lado do poder

30 nov, 2017 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Bom será que não estejamos apenas perante um quadro de boas intenções, não realizáveis, e que este movimento agora criado não venha a perder a embalagem adquirida.

O G-15, movimento que congrega clubes da primeira divisão, e no qual não estão incluídos, naturalmente, os três grandes, voltou a reunir ontem para dar seguimento àquilo que pretende venha a transformar-se numa posição de força face ao domínio que tem sido exercido quase em exclusivo, durante décadas, por Benfica, Sporting e Futebol Clube do Porto.

Para já ficou decidido que vai sendo tempo de contrariar esta tendência de muitos anos e que tem permitido uma segregação de todo inaceitável.

Porque se é verdade que os grandes são mesmo isso, grandes, também não é menos certo que sem os demais quinze clubes não seria de todo possível disputar qualquer tipo de competição.

Ou seja, todos precisam de todos independentemente da sua posição numa hipotética escala de valores e de clubes mais ou menos poderosos.

Não excluindo ninguém, o G-15 impõe que só terão lugar neste grupo todos aqueles que entendam como indispensáveis profundas mudanças no futebol português, a desencadear a curto prazo.

No imediato, vai ser solicitada a realização de uma assembleia geral da Liga de Clubes, até 31 de Dezembro, para ali serem apresentadas e discutidas as oito recomendações, que fazem parte do seu caderno de encargos e cujo teor é conhecido.

Entre estas, uma, muito importante e susceptível de arrastado debate, passa pela revisão do quadro de infracções a dirigentes e agentes desportivos. E, para dar o primeiro exemplo, os clubes agora reunidos acordarem já, entre si, subscrever um pacto de não-agressão, convidando todos os outros parceiros a seguirem-lhes o exemplo.

Bom será que não estejamos apenas perante um quadro de boas intenções, não realizáveis, e que este movimento agora criado não venha a perder a embalagem adquirida.

O estado a que chegou o futebol português exige medidas rápidas e… revolucionárias.

No bom sentido, está bom de ver.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • De Cabeça
    30 nov, 2017 lisboa 11:01
    Alterar o regulamento de disciplina, penalizando os clubes com a perca de 3 a 12 pontos sempre que dirigentes seus (ou funcionários) se pronunciarem negativamente (justa ou injustamente) sobre outros clubes, árbitros ou Orgãos relacionados com a Liga / FPF. Jogadores e treinadores apenas podem falar das incidencias do jogo (nomeadamente de casos de arbitragem) na flash-interview, dando a sua visão (sem atingirem a honorabilidade dos árbitros ou de outros agentes ligados à competição)
  • Jorge
    30 nov, 2017 Albufeira 09:51
    Na minha opinião, o ideal passaria por ter programas televisivos que, ao invés de promover idiotices, promovesse a cultura da educação. Deste modo, talvez os adeptos fossem melhores. com adeptos melhores, teríamos melhores dirigentes desportivos. É uma bola de neve...para o melhor e, infelizmente a realidade, para o pior....