O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias. De segunda a sexta às 05h40, 14h30 e 21h10 com reposição ao fim-de-semana.
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Incêndios de 2017 - 29/11/2017
O Mundo em Três Dimensões - Incêndios de 2017 - 29/11/2017
O Mundo em Três Dimensões

Número de crimes de incêndio aumentou 253%

29 nov, 2017 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


No balanço de 2017 não poderemos escapar aos números dos incêndios, que mataram mais de 100 pessoas no espaço de quatro meses – quase tanto como nos últimos 17 anos.

Suprema ironia: as piores ocorrências registaram-se fora do período considerado crítico. E, de acordo com o Ministério da Administração Interna, o número de crimes de incêndio florestal nos primeiros seis meses deste ano aumentou 253% em relação ao primeiro semestre de 2016.

Em sete mil incêndios investigados pela GNR, mais de quatro mil tiveram origem em acção humana negligente. Queimadas, por exemplo. Foram registadas quase mais três mil ignições negligentes em comparação com o período homólogo.

Agora que a chuva começa a cair, há alertas que convém não ignorar. A água que caiu não resolveu nada. Não humedeceu os solos e, pior do que isso, pode até contribuir para o crescimento de vegetação combustível pronta a arder. Mesmo com frio. Porque o problema está na secura dos terrenos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.