Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Tamanho real PT - 23/11/2017

O Mundo em Três Dimensões

Quantas vezes cabe Portugal nos maiores países do mundo?

23 nov, 2017 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização), Emiliana Georgieva (fotos)


A grandeza de um país não se mede aos palmos. Mas a verdade é que Portugal não se compara, em tamanho, a muitos dos gigantes. Cabemos quase 14 vezes em Angola, 92 no Brasil e 185 na Rússia.

Quer saber qual o tamanho real de Portugal, comparado com outros países? Há uma aplicação que dá a resposta. E através dela, é possível seleccionar o nome do país, o mapa e arrastá-lo para dentro do território que queremos comparar.

O ponto de partida são os nossos 92 mil quilómetros quadrados, que correspondem à área total do território nacional. Continente e ilhas.

Por exemplo, quantas vezes cabe Portugal em Angola? Se está habituado a ouvir 14 vezes, a resposta está praticamente certa. Um cálculo mais rigoroso permite ver que o nosso país cabe 13 vezes e meia em solo angolano.

Então e o Brasil? Imagine que o mapa brasileiro é um puzzle. A totalidade do território português dá 92 peças que encaixam no chamado país irmão, que - já agora - ocupa metade dos 17 milhões e 800 mil quilómetros quadrados da América do Sul.

E depois há outros gigantes como a China, os Estados Unidos, a India.

E finalmente, o maior gigante de todos. Rússia: mais de 17 milhões de quilómetros quadrados.

É o maior dos paises que atravessa mais do que um continente.

Nove fusos horários. Imagine, por exemplo, que é uma da tarde em Moscovo. No extremo nordeste da Rússia são 10 da noite em Anadyr. Que é também a cidade mais oriental da Eurásia.

Pode ser mera curiosidade, mas - quanto mais não seja por simples cultura geral - saiba que Portugal cabe 185 vezes na Rússia.

Mas, felizmente, os países não se medem aos palmos.

E ainda bem. Porque o tamanho não reflecte a grandeza de uma nação.

E Portugal é grande. Há 900 anos de História para o provar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Euzinho
    29 fev, 2024 France 12:17
    Verdade… os portugueses trouxeram milhões e milhões de pobres escravos africanos para o Brasillle mesmo ficando ricos com o sangue e o trabalho forçado dos escravos africanos, Portugal não ficou rico, desperdiçou toda a fortuna colonial ao vento… sem a União Europeia, Portugal ainda seria um país de miséria, mais pobre que a ex possessão de Angola.
  • José
    08 fev, 2023 Porto 11:11
    Sr. Adriano, o Sr é muitos brasileiros sofrem de cegueira mental. A vossa cegueira é mediocridade mental é proporcional ao vosso tamanho. Quem vos descobriu? Quem exigiu aos reis católicos de Espanha, que a linha imaginária do tratado de Tordesilhas que dividiu o Mundo em dois (terras a descobrir) , metade Português e metade Espanhol o rei D. JOÃO II, português exigiu que essa linha fosse a 370 léguas de Cabo Verde e não 100 como pretendia Castela, exatamente para defender o tamanho do Brasil. Compare pf o PIB brasileiro e o PIB português. Vocês vêem bem lá atrás. I digo lhe mais, já estive no seu país, vi paisagens interessantes uma cidade linda, Rio, e vi uma pobreza extrema com milhões de pessoas a viverem na miséria. E vi postes de electrificação e construções arcaicas, próprias do terceiro mundo. Como vê, o seu comentário é perfeitamente rediculo e escapa à verdade. O Sr. provavelmente, não conhece bem o seu país e não é uma pessoa culta.
  • 27 jan, 2023 faro 09:16
    Esqueceu-se de referir que a russia faz 1780 o libano e mais de 800 vezes israel isso a que são paises pequenos, de referir que em cerca de 200 paises no mundo portugal ocupa a 100ª (a volta disso) por isso ainda há mais 100 inferiores ao nosso país, de referir ainda que no outro dia ouvi que moçambique era quase 10 vezes maior que portugal, grande aldrabice é apenas 8,5 (jornalixo)
  • Francisca
    17 jun, 2022 Portugal 19:25
    A Suiça,Kosovo,Malta,Monaco,Vaticano,Andorra,Chipre,Luxemburgo,Liechtenstein San Marino, são países Europeus bem mas bem menores que Portugal. Tamanho não é documento.
  • ANTONIO MIGUEL PARRO
    19 nov, 2021 Brasil 21:29
    Portugal tem 900 anos de História para o provar e mais ainda ... Já foi dona do Mundo... A não esquecer 😉💪👏
  • joao
    27 mai, 2020 09:38
    angola, 1 242 000 km2 Portugal 92 000 km2, dá 13,5 e não 14 .obrigado
  • VITOR MANUEL SANTOS
    19 abr, 2020 Scharbeek.bruxelles 01:07
    COMPARANDO A POPULAÇÃO DO BRASIL E DE PORTUGAL QUAL DOS DOIS PAÍSES TEM MAIS PESSOAS INFECTADAS COM O CORONA VIRUS.
  • paulo pinho
    25 mar, 2020 21:09
    Há 4 ou 5 Países na Europa que juntos cabem dentro de Portugal.Esses Países São Grandes.
  • OSLO CAMARGO
    01 dez, 2018 BRASIL 07:33
    EM TODO O LUGAR DO MUNDO ACHAMOS IMPERFEIÇÕES, O QUE FAZ UM PAIS GRANDE É O POVO,QUANDO ELEGE ALGUEM QUE AME O PAIS, O BRASIL É GRANDE , MAS GANDE SÃO OS PROBLEMAS, ESTAMOS SIM APODRECENDO CULTURALMENTE, OS QUE SAEM DAQUI PARA PORTUGAL, PROCURAM BOA CULTURA, GENTE QUE PENSA DIFERENTE , E TEM SECULOS DE HISTORIA. O BRASIL SE TORNOU DE UMA CRIANÇA MALCRIADA, Á UM JOVEM SEM RACIOCINIO, REBELDE, E IMPRESTAVEL. SE PROSTITUINDO E SE VENDENDO A QUEM PAGAR MAIS. A POLITICA SUJA E CORRUPTA ACABOU COM TUDO. TODO O DIA SE ROUBAM MILHOES DE DOLARES, FRAUDAM, E AINDA SE DÃO UM TAPINHA NAS COSTAS.
  • JOAO
    28 nov, 2018 FARO 14:41
    Portugal angola, sempre ouvi pessoas dizer que angola era 14,5 vezes maior que Portugal por pessoas que la viveram(falso são apenas 13,5 vezes) basta dividir 1246000 km2, por 92000) não sei se antes angola era maior e perdeu território ??? a jornalista da renascença hoje di 28/11/2018, a dizer que eram quase 14 vezes, bem 13,5 não são 14( a eterna pequenez de nos fazer-mos sempre mais pequenos do que somos. acabem com isso de uma vez por todas.obrigado