Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

A Europa continua

22 nov, 2017 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Entram hoje em acção Benfica e Sporting, numa jornada para a qual devemos entrar com realismo e cautela.

O Futebol Clube do Porto já garantiu a sua continuidade nas competições da UEFA depois do empate alcançado ontem em Istambul frente à forte equipa do Besiktas. Passou agora a depender apenas dos dragões a sua presença nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, enquanto a Liga Europa está já garantida.

O jogo de encerramento é daqui por quinze dias no estádio do Dragão, tendo como adversário o Mónaco, que já está fora da corrida. Depois da péssima imagem deixada no Principado ontem no confronto com o Leipzig, a eliminação da equipa de Leonardo Jardim está justificada por inteiro.

Após este olhar pelo bom comportamento dos portistas, viremo-nos agora para os dois jogos de hoje, em que vão entrar em acção o Benfica e o Sporting, por esta ordem.

Aos encarnados está reservada a tarefa mais complicada, depois de em quatro jogos consecutivos não terem averbado um ponto sequer.

Curiosamente, e apesar desta situação quase desesperada, a porta não se fechou definitivamente. Contudo, convém sermos realistas e assim partir para a jornada de hoje com as devidas cautelas, porque face às dificuldades que se prevêem para o Benfica, o mais provável é que a questão, pelo seu lado, fique arrumada hoje. E, negativamente.

Quanto ao Sporting, está nas mãos e nos pés dos seus jogadores e treinador (acentuo, os seus jogadores e treinador) o futuro da equipa no futebol da Europa.

Ainda que mantendo alguma contenção, podemos pensar que, pelo menos, a Liga Europa, está perfeitamente ao seu alcance.

Na Champions, os lugares da frente parece estarem reservados para Barcelona e Juventus, o que corresponde, naturalmente, àquilo que foi a previsão feita logo no momento em que foi conhecido o sorteio.

Depois do mote dado pelo Futebol Clube do Porto, fica a expectativa em relação às duas participações que restam. Aguardar é, pois, a palavra de ordem.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Gomes
    22 nov, 2017 P. de Lima 13:15
    Está a demorar a apreciação do m/ comentário!!!
  • Pedro Gomes
    22 nov, 2017 P. de Lima 12:30
    A avalancha de falatório, cavaqueira, má-língua e 'bicadas...' não são compatíveis com a miséria pontual que vai lá para o lado do clube do Bairro de Benfica. Este "tricampeão (?)" nacional de Portugal, deixa o país envergonhado.