Emissão Renascença | Ouvir Online
Espaço do Consumidor
Um espaço para responder a todas as dúvidas dos consumidores (terças e quintas, depois das 11h15)
A+ / A-
Arquivo
Espaço do Consumidor - Paga o IMI justo? - 21/11/2017

Espaço do Consumidor

Acha que o IMI que paga é justo?

21 nov, 2017 • Fátima Casanova


Tem até ao fim do ano (cinco semanas) para pedir uma nova avaliação às Finanças. Mas, antes, faça uma simulação.

Em mês de pagamento da última fatia do Imposto Municipal de Imóveis (IMI), fica o alerta: se não pediu uma nova avaliação da casa depois de 2010 pode estar a pagar mais do que é devido.

Segundo a associação para a defesa do consumidor Deco, nos últimos três anos, os portugueses pagaram quase 95 milhões de euros a mais de IMI.

Para saber se vale a pena pedir a reavaliação da casa, pode fazer uma simulação na ferramenta disponibilizada pela Deco, em http://www.paguemenosimi.pt/. Mais de 886 mil portugueses já a utilizaram.

Faça a simulação em três passos:

1 – Valor Patrimonial Tributário: veja na caderneta o campo correspondente a este valor. Indique o concelho e a freguesia onde se situa a casa, se é habitação própria e permanente e, se os houver, o número de dependentes que coabitam consigo. Muitos municípios dão desconto se tiver dependentes.

2 – Idade do Imóvel: veja a idade da casa na caderneta, que corresponde ao ano de inscrição na matriz. Preencha também a data da última avaliação (também expressa na caderneta) e se o imóvel sofreu alteração desde essa altura, por exemplo, se construiu uma piscina.

3 – Localização: indique o coeficiente de localização mencionado na caderneta e o coeficiente de localização actual. Indique ainda a área do imóvel. Deve depois inscrever os coeficientes de qualidade e conforto, o de afectação e por fim o de vetustez. Resta-lhe premir o botão “simule quanto pode poupar” e aguarde pelo e-mail.

Se a simulação indicar uma poupança, faça o pedido de reavaliação junto das Finanças até ao fim de Dezembro, caso queira cortar no IMI em 2018.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • CASIMIRO SIMÕES
    22 nov, 2017 AVEIRO 15:02
    Não, porque depois de ter pago todas as licenças para a construção da casa, mais o IVA dos materiais de construção, mais o IVA da mão de obra relacionados com a construção, depois de pagar as taxas para a ligação da Eletricidade, das aguas, saneamento e outras porque não se faz outra coisa senão pagar taxas, na minha opinião este imposto e demasiado alto.
  • 22 nov, 2017 12:56
    Não concordo nada com o IMI por a nossa primeira habitação...todos temos direito ater uma casa fartamo _nos de trabalhar para isso portanto so deviamos pagar pelas outras casa que possamos ter 2 ou 3 habitação e por ai fora
  • angelino
    22 nov, 2017 alcobaça 12:33
    não porque comprei o terreno comprei os materiais paguei a mão de obra e tenho de pagar renda ao estado não terei já pago o suficiente para viver descansado ,e não ter de passar 2 meses sem comida?
  • pipa
    22 nov, 2017 lisboa 12:32
    esta muito mal andamos a pagar o IMI muitas vezes não deviamos pagar só uma vez no ano já estava bem ladroes
  • Nuno
    22 nov, 2017 Barreiro 12:13
    Nenhum valor pago pelo IMI é justo, independentemente do valor, mesmo 1 €. A nossa constituição diz que temos direito a segurança, saúde, educação e... habitação. Mas temos de pagar uma renda ao Estado (Administração Local) por uma coisa que é nossa e que pagamos uma vida inteira para a ter (em caso de empréstimo bancário) ou que nos deixa "depenados" para a ter (pagamento integral)!!!