Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​Crise de Merkel, crise da UE

21 nov, 2017 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


O futuro da UE tornou-se mais problemático com o fracasso da formação de um novo governo em Berlim.

O partido liberal alemão abandonou as negociações para formar um governo de coligação com os democratas-cristãos de Merkel e os verdes. O partido liberal foi no passado importante para a integração europeia – basta lembrar o seu antigo líder, já falecido, Hans-Dietrich Genscher, ministro dos Negócios Estrangeiros da RFA entre 1974 e 1992.

Mas o partido liberal é, hoje, avesso à solidariedade – seja quanto aos refugiados, seja quanto aos países do Sul da Europa que têm enfrentado dificuldades financeiras, como Portugal. A ruptura das negociações para um novo governo em Berlim abre uma crise que não é só alemã. É também europeia.

Os socialistas não aceitam uma nova coligação com os democratas-cristãos, pois as experiências anteriores foram eleitoralmente desastrosas para o SPD. Ora, seja formando um governo minoritário – algo que nunca aconteceu na RFA – seja avançando para novas eleições, Merkel ficou muito enfraquecida. É duvidoso, até, que ela lidere o seu partido em nova campanha eleitoral, caso haja eleições antecipadas (hipótese que o Presidente da Alemanha não deseja). Uma sondagem indica que 61% dos alemães julgam de Merkel deve abandonar a política.

O europeísta Macron, presidente de França, apostava em reanimar o eixo franco-alemão para relançar a UE sem o Reino Unido. A reforma europeia terá, assim, que esperar. E as próprias negociações do “brexit” poderão atrasar-se com a saída ou o enfraquecimento de Merkel. Tudo isto terá desfavoráveis reflexos na economia europeia, o que também se sentirá em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Sarmento
    24 nov, 2017 Porto 15:09
    Não gostei nada do que a graça franco disse ontem sobre o rui moreira....