Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Web Summit e ambiente - 09/11/2017

O Mundo em Três Dimensões

95.000 pinheiros por uma Web Summit com pegada de carbono neutra

09 nov, 2017 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


É o resultado de uma parceria entre a organização do maior evento tecnológico do mundo e a maior empresa nacional do sector do papel e da celulose. O objectivo é que, pela primeira vez, todas as emissões de dioxido de carbono emitidas durante a Web Summit sejam compensadas através da reposição de pinheiros que, num prazo mínimo de 35 anos, poderão transformar dióxido de carbono em oxigénio.

95 mil pinheiros vão dar lugar a novas florestas nas zonas devastadas pelos incêndios no Centro do país. E serão capazes de neutralizar todas as emissões da Web Summit, incluindo as que são geradas pelas viagens de avião. Dos mais de 60 mil participantes, 53 mil são oriundos de 166 países.

Mas não é tudo. Os copos de água descartáveis que estão disponíveis no recinto são 100 por cento recicláveis.

E a Web Summit confirma-se como o evento que aponta as tendências para um futuro mais tecnológico e mais amigo do ambiente. E tudo por causa das alterações climáticas.

O problema não são as alterações em si. Porque o clima está em constante mudança. O problema é o pouco cuidado com o que fazemos ao planeta. A forma inexcedível como pomos e dispomos dos recursos da Terra acaba por acelerar as alterações climáticas. E a factura será paga pelas gerações vindouras.

E também aqui e agora. A seca que o país enfrenta é, certamente, uma consequência do nosso mau comportamento generalizado em matéria ambiental.

Lembra-se de algum momento em que o governo tenha tido a necessidade de alertar que um minuto de torneira aberta corresponde a 12 litros de água?

Lembra-se de um Verão tão prolongado - que durou até há bem pouco tempo - com incêndios tão devastadores e tão mortíferos como aqueles a que assistimos?

Mas há sempre a esperança num futuro melhor. E a tecnologia pode ter um papel decisivo. Um estudo elaborado pela empresa sueca Ericsson indica que as tecnologias podem contribuir para uma redução de 15% das emissões de gases de efeitos de estufa até 2033.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.