Tempo
|
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

O lado bom do futebol

09 nov, 2017 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Digno de registo é a presença da nossa selecção em dois jogos cujo objectivo é angariar receitas destinadas às vítimas dos incêndios.

Em momentos como aquele que estamos a atravessar em que se multiplicam as guerras dentro do futebol, muitas delas desencadeadas por energúmenos que do futebol só sacam benefícios, é digna de registo a presença da nossa selecção em dois jogos cujo objectivo é angariar receitas destinadas às vítimas dos incêndios que recentemente assolaram a região centro do país, e de que resultaram incalculáveis prejuízos de toda a ordem para as populações.

Decisão louvável, pois, da Federação Portuguesa de Futebol e do seu Presidente Fernando Gomes, que se deve enalte. A par disso, esta é também uma boa oportunidade para que o futebol visite o interior do país.

Reduzido praticamente à faixa litoral, excepção actual para Chaves, raramente é possível aos adeptos daquela região assistir ao vivo à actuação de jogadores que apenas seguem pelos canais de televisão.

Jogar em Viseu e em Leiria, sobretudo na capital da Beira Alta, é assim uma espécie de “donativo” aos adeptos, que eles certamente vão retribuir através de presenças maciças nos dois desafios em que os escolhidos por Fernando Santos vão enfrentar as selecções da Arábia Saudita e dos Estados Unidos, a primeira das quais já apurada para o Campeonato do Mundo do próximo ano.

Para além destes dois objectivos, que consideramos muito importantes, um terceiro não pode igualmente ser subestimado. E este prende-se com o facto de o seleccionador nacional ter decidido chamar jogadores que habitualmente não são convocados, alguns mais jovens do que outros, e que terão aqui a oportunidade de dizer ao responsável máximo que pode contar eles.

Dois bons espectáculos e receitas a condizer, é o que se espera e deseja.

O lado solidário do futebol merece essa resposta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mário Ferreira
    09 nov, 2017 Vialonga 17:52
    Que eu saiba existem dois distritos na Beira-Alta, Viseu e Guarda. Desde quando é que Viseu é capital da Beira-Alta? Será que no seu tempo de escola havia capitais nas regiões?