Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Licença parental - 03/11/2017

O Mundo em Três Dimensões

Há cada vez mais homens que querem ser pais a tempo inteiro

03 nov, 2017 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


O relatório da Comissão para a Igualdade no Trabalho e Emprego confirma um aumento da percentagem de homens que receberam o subsídio por licença parental obrigatória de uso exclusivo do pai em relação à proporção das licenças obrigatórias gozadas pelas mães.

O mais significativo é a evolução no espaço de pouco mais de uma década: de pouco mais de metade (56,5%) em 2005 para mais de três quartos (75,9%) em 2016.

O mesmo aconteceu em relação ao número de homens que receberam subsídio por licença parental facultativa de uso exclusivo do pai. E há também uma contínua adesão dos pais trabalhadores à partilha de licença parental: de 0,5% em 2005 para quase 35% no ano passado.

São sinais de uma lenta mudança na repartiçao de tarefas entre géneros.

A verdade é que as mulheres continuam a ter a seu cargo a maior parte do tempo de trabalho doméstico e de prestação de cuidados. Seja aos filhos, seja a adultos dependentes. Mais uma hora e 40 minutos em relação aos homens. Mas se elas trabalham mais em casa, eles trabalham mais no emprego. Mas a diferença nem é assim tanta. 27 minutos, menos de meia-hora é o tempo médio que os homens passam a mais no local de trabalho remunerado.

Ou seja, em média, o dia de uma mulher - entre emprego e tarefas domésticas - é uma hora e 13 minutos mais longo do que o de um homem.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.