Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

A nau portista

02 nov, 2017 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Colocado frente a um panzer alemão que lhe podia complicar a vida, o grupo de Sérgio Conceição não se limitou a ganhar, antes foi capaz de se superar nos (poucos) momentos de adversidade.

Não se pode afirmar com inteira propriedade que as equipas portuguesas tenham navegado por entre águas revoltosas na jornada desta semana da Liga dos Campeões Europeus.

É verdade que os resultados foram diferentes em todos os casos, mas pudemos assistir a exibições de qualidade, embora de grau diferente nos três jogos realizados.

Vamos por partes: o primeiro grande encómio é devido seguramente ao Futebol Clube do Porto. Colocado frente a um panzer alemão que lhe podia complicar a vida, o grupo de Sérgio Conceição não se limitou a ganhar, antes foi capaz de se superar nos (poucos) momentos de adversidade, e partir daí para um resultado que não deixou dúvidas a ninguém.

A nau portista navega pois em águas calmas, e tem à vista a possibilidade de chegar aos cobiçados oitavos-de-final da Champions, se uma hecatombe não lhe sair ao caminho.

O próximo jogo, com o Besiktas, é decisivo para se poderem fazer contas antes do tempo.

O Sporting mais uma vez exibiu-se a grande altura perante um dos colossos do futebol do velho continente. Só que, lamentavelmente, voltou a não ganhar como já acontecera com Real Madrid, Barcelona e Borússia de Dortmund. Mas Jorge Jesus tem razão quando afirma que o clube que orienta continua a ganhar um espaço muito importante no concerto europeu.

Não estando ainda tudo ganho, para os leões também nada está perdido. E a ronda que se segue, em Alvalade, frente ao Olympiacos pode oferecer-lhes a bússola que os oriente de forma mais positiva no espaço que ainda lhes falta percorrer.

O Benfica, mesmo tendo realizado aquela que deverá ter sido a melhor exibição desta temporada e que já tardava, continua a não sair do ancoradouro. E faz história, pela negativa, claro, porque não se aceita que o campeão português se apresente na quinta jornada sem um ponto sequer conquistado e com um magro golo marcado em quatro desafios.

Por ironia, a qualificação ainda é possível e para as duas competições da UEFA.

Mas convenhamos que no futebol os milagres não acontecem todos os dias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.