Emissão Renascença | Ouvir Online
Henrique Raposo
Opinião de Henrique Raposo
A+ / A-

Nem ateu nem fariseu

O juiz e as leituras desonestas da Bíblia

27 out, 2017 • Opinião de Henrique Raposo


O fanatismo ateu alimenta-se do fanatismo beato e vice versa; nos próximos anos, este choque intensificar-se-á entre a arrogância politicamente correcta e a boçalidade do antipoliticamente correcto.

O caso do juiz da Relação do Porto é um caso clássico da aliança involuntária que une o pior tipo de beato ao pior tipo de ateu. Quando usa de forma selectiva a Bíblia para justificar o seu fanatismo, o brigada do reumático está a fazer um serviço ao ateísmo, que, desta forma, pode derramar do alto da sua preguiça moderninha a seguinte sentença: “Como vêem, a Bíblia é um texto retrógrado e violento”. Digo-o há muito tempo e estou cada vez mais convencido de que tenho razão: o fanatismo ateu alimenta-se do fanatismo beato e vice versa; nos próximos anos, este choque intensificar-se-á entre a arrogância politicamente correcta e a boçalidade do antipoliticamente correcto. A verdade, sobretudo a verdade bíblica, será a grande vítima deste choque de intolerâncias.

Esclavagistas, segregacionistas e marialvas como este juiz sempre usaram a Bíblia para justificar as suas práticas imorais. A chamada “cintura bíblica” dos EUA também é a cintura da escravatura, segregação e do actual trumpismo; este racismo tinha e tem uma maquilhagem bíblica garantida por pastores que corrompem todos os dias o Evangelho; estes pastores legitimam de forma directa ou indirecta o nativismo branco, que é – em si mesmo – a negação da irmandade humana desejada por Jesus e São Paulo. Como mostra o filme “Doze anos de Escravo”, o sul dos EUA maquilhou sempre a escravatura com passagens bíblicas não contextualizadas. Sim, é verdade que a Bíblia nunca invalida de forma explícita a escravatura. A Bíblia nunca diz “ter escravos é proibido”. Contudo, foi na Bíblia que os grandes críticos da escravatura e da segregação (Vieira, Martin Luther King, Lincoln) encontraram as suas referências. O livro sagrado é a fonte mais forte de Direito Natural. Fica porém uma pergunta óbvia em cima da mesa: se a escravatura é um mal tão absoluto e evidente, porque é que a Bíblia não tem nenhuma passagem de condenação explícita desta prática, deixando apenas algumas pistas para essa condenação, visíveis sobretudo nas cartas de Paulo (Gl 3, 28; Cl 3, 11; 1 Cor, 12, 13)? Porque a Bíblia é um conjunto de textos escritos por homens historicamente situados. A Bíblia não é a voz directa de Deus. A Bíblia não é um livro, é uma biblioteca. Não é um livro de um autor, é um conjunto de dezenas de interpretações da voz de Deus escritas ao longo de quase dois milénios. É a história da Revelação. E o Evangelho é o momento máximo dessa Revelação, é o momento em que a interpretação e a escrita dos homens toca na verdade com a ponta dos dedos. Enquanto ponto mais alto e perfeito, o Evangelho infirma uma parte do espírito do Antigo Testamento.

A violência do código moral apresentado por Moisés em Levítico e Deuteronómio é sem dúvida um dos pontos desautorizados pela misericórdia de Jesus. É por isso que o juiz do Porto tem uma visão preguiçosa ou desonesta da Bíblia. Quando diz que a Bíblia condena a “mulher adúltera”, o tal juiz do Porto está citando passagens destes dois livros do Antigo Testamento, Levítico e Deuteronómio, que recomendam, entre outros mimos, o apedrejamento da mulher adúltera (Lv 20, 10; Dt 22, 22), do homem adúltero, dos homossexuais, das prostitutas, etc. A violência desta e de outras passagens do Antigo Testamento tem um contexto: o povo judeu estava em guerra pela sobrevivência política e religiosa; estes são textos marcados pelo pó, pelo sangue e pelos tambores. Moisés, Josué, os juízes e mesmo os reis como David e Salomão lideravam um povo em permanente estado de emergência; o Levítico e Deuteronómio constituíam o código civil de um Estado nascente, de um Estado em guerra num dado momento histórico e num dado contexto geopolítico. Por outras palavras, o código deuteronómico é relativo, não é universal; é relativo a uma situação histórica, não pode ser elevado a moral universal. Só para termos uma ideia desta brutalidade relativa a um tempo histórico, convém recordar que o código deuteronómico relativiza a violação sexual: “Quando um homem encontrar uma donzela virgem que não esteja noiva e, violentando-a, dormir com ela, se forem surpreendidos, o homem que dormiu com ela dará ao pai da donzela cinquenta siclos de prata e ela tornar-se-á sua mulher, porque abusou dela” (Dt 22, 28-29). Isto não é uma condenação moral da violação e do violador, é a aceitação da violação enquanto prática social; é uma espécie de “estragaste, pagaste” aplicado à dignidade da mulher.

O único código universal que reina sobre todos os contextos históricos é misericórdia dos Evangelhos. O que faz Jesus no episódio da mulher adúltera? Protege-a da multidão e dos fariseus (os tais beatos) que desejavam apedrejá-la no fiel seguimento da lei antiga de Moisés. Quando diz “quem de vós estiver sem pecado atire-lhe a primeira pedra” (Jo 8, 7), Jesus está a funcionar como um supremo tribunal que invalida a sentença anterior. Jesus, filho de Deus, invalida Moisés, um general humano; o Novo Testamento aperfeiçoa o Antigo Testamento; o relativismo da história do povo escolhido abre-se à misericórdia universal. Nada disto quer dizer que Jesus aceita o adultério. Depois de proteger a mulher adúltera, Jesus diz “vai e de agora em diante não voltes a pecar” (Jo 8, 11). Qual é então a moral da história? O adultério continua a ser um pecado pessoal e motivo para divórcio, mas que não é um crime público punível com um assassínio colectivo (apedrejamento) ou individual (vingança do marido). Não ler a Bíblia desta forma é um adultério teológico – um adultério cometido por fanáticos e por ateus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Verdade
    30 out, 2017 Guarda 10:43
    À minha melhor AMIGA. A minha melhor AMIGA foi VIOLADA, ABUSADA, MALTALTRA POR UM JUIZ DAQUI, ESTÁ GRAVEMENTE DOENTE PELA MALÍCIA PURA E EXTREMA DESSE JUIZ TORPE, CORRUPTO DESUMANO. ESTOU A FALAR POR REVOLTA, ESSES ÍMPIOS QUE ESTÃO A FRENTE DE UMA INSTITUIÇÃO QUE DEVIA DE SER DE VALORES MORAIS ÉTICOS , ESTAO DENEGRIR A JUSTIÇA. MINISTRA DA JUSTIÇA FAÇA ALGUMA COISA PELAS MULHERES A SRA É MULHER ... OBRIGADA A TODAS AS PESSOAS QUE FINALMENTE ESTÃO A REVILTAR SE CONTRA A POSTURA INDIGNA DE Juízes inumanos, que usam e abusam do poder que têm.
  • Luis Real
    28 out, 2017 Brasil 13:06
    Bom dia,novamente venho aqui ,para relembrar só uma coisinha de somenos importância neste assunto, a propósito da Igreja se meter onde não dev com o intuito de estar ao lado da imoralidade,Não está escrito em nenhuma parte da Bíblia que quando Jesus salvou a Maria Madalena que ela fosse casada....ou está?
  • 28 out, 2017 palmela 02:51
    ridiculo! Da mesma maneira que ninguem viu a mulher cometer adulterio tambem nao viu a mulher ser vitima de violencia domestica! sera que deu na televisao?
  • Luis Real
    27 out, 2017 Brasil 18:58
    Na verdade não passa de um artigo de opinião,lamentavelmente publicado numa página de tão destacada fonte de informação,cheia de erros e chamadas de atenção há época dos acontecimentos para umas situações e noutros momentos recorrer há mesma época para reforçar o seu pensamento errado,sugiro que faça um estudo mais aprofundado desses livros escritos por homens diferentes em épocas distantes uns dos outros que relatam o código igual.Gostaria de lhe colocar uma questão ,ficarei grato se me souber ( e quiser ) responder,de onde apareceu a LEI?Quem a inventou? Será que todos nós não queremos perder o conforto daquilo que o chamado direito nos proporciona dentro de uma matrix? Obrigado
  • João Lopes
    27 out, 2017 Viseu 14:53
    Concordo com HR: «o fanatismo ateu alimenta-se do fanatismo beato e vice versa».
  • Pedro Fernandes
    27 out, 2017 Guarda 12:22
    Só é pena que o sr. Henrique Raposo não tenha acrescentado ao seu douto esclarecimento, o episódio em que os Judeus perguntavam a Jesus se era lícito o divórcio e Jesus lhes responde cm a dureza dos seus corações e os esclarece que no princípio Deus criou-os iguais". Homem e mulher são iguais, perante Deus, com os mesmos direitos e deveres e o pecado é sempre pecado punido espiritualmente com a mesma justiça, seja praticado pelo homem ou pela mulher.
  • pepe
    27 out, 2017 porto 10:13
    É triste que precisemos da palavra de alguem superior (jesus, deus, moisés, whatever) para impôr os nossos principios. Mostra que não os temos. Que não somos humanos racionais feitos à imagem de deus, que somos animais com todas as suas vantagens e defeitos, imperfeitos e comandados pelos mais básicos instintos da natureza, poder, riqueza que acabam por se traduzir ultimamente em comida e sexo, os dois grandes principios da natureza, aqueles que fazem com que as espécies continuem e assim a vida! Dai o meu maior problema com isto tudo é que queiramos ser vistos como superiores e com uma moral que os animais não têm e depois deixamos buracos na nossa legislação e organização social para que macacos como este juiz façam barbaridades destas! Não é crime um homem bater numa mulher! Não é crime uma mulher bater num homem! É crime um serhumano bater noutro!!
  • JR
    27 out, 2017 Figueira da Foz 09:22
    Excelente artigo, embora perigoso... Se o desembargador Neto Moura o ler poderá ter ideias para justificar e atenuar a pena dos violadores.