Tempo
|
Espaço do Consumidor
Um espaço para responder a todas as dúvidas dos consumidores (terças e quintas, depois das 11h15)
A+ / A-
Arquivo
Espaço do Consumidor - Mudança para a hora de Inverno - 26/10/2017

Espaço do Consumidor

Vem aí a mudança da hora. Prepare-se

26 out, 2017 • Fátima Casanova


Este fim-de-semana ganha uma hora e, na próxima semana, quando acordar, já não vai ver as estrelas no céu.

A hora de Inverno está a chegar. Às duas da manhã do domingo, 29 de Outubro, os relógios deverão atrasar uma hora, para a 1h00.

Isto, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira. Nesse mesmo instante será uma da manhã na Região Autónoma dos Açores, pelo que quem lá vive deverá atrasar o relógio para as 00h00m.

Esta será a hora legal de Inverno, que vai vigorar durante cinco meses, até 25 de Março de 2018.

Como é que esta mudança interfere no nosso organismo?

Com a diminuição da duração da luz solar, o organismo aumenta a produção de melatonina, uma substância natural que actua diretamente no sono e que determina o ciclo sono-vigília.

Por outro lado, diminui a produção de serotonina, um neurotransmissor que actua no cérebro e regula o humor, o sono, o apetite, o ritmo cardíaco, a temperatura corporal, as funções intelectuais – ou seja, é muito importante no nosso bem-estar.

Quando a serotonina se encontra numa baixa concentração, pode levar ao mau humor, à dificuldade em adormecer, à sonolência durante o dia, a distúrbios de memória e vontade de comer a qualquer hora, especialmente doces.

Estas alterações biológicas são normais na estação do ano em que vamos entrar, mas os sintomas que provocam podem ser potenciados pela mudança da hora.

Segundo os especialistas, o desconforto pode ir de 24 horas até cinco dias após a transição. Se ultrapassar os cinco dias, pode ser preocupante e poderá ser necessário procurar ajuda especializada.

Sinais de que a serotonina está baixa

A baixa concentração de serotonina no organismo pode levar ao aparecimento de:

  • Mau humor pela manhã
  • Sonolência durante o dia
  • Inibição do desejo sexual
  • Vontade de comer doces
  • Comer a toda hora
  • Dificuldade na aprendizagem
  • Distúrbios de memória e de concentração
  • Irritabilidade

Cansaço e ficar sem paciência facilmente também podem indicar que o corpo precisa de mais serotonina na corrente sanguínea.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • F.M.
    28 out, 2017 GAIA 13:02
    SOU CONTRA A MUDANÇA DA HORA.LAMENTO QUE NÃO SE OLHE PARA OS DIAS MAIS PEQUENOS.,PARA AS DEPRESSÕES E PARA AS PORTUGUESAS E PORTUGUESES QUE PASSARAM PELOS INCÊNDIOS E CONTRIBUIEM OS NOSSOS GOVERNANTES,PARA ENTRISTECEREM OS CORAºÕES DOS QUE SOFREM.PELO MENOS ESTE ANO,LEVAREM EM CONTA UM ANO EXCEPCINAL.PORTUGUESES MAIS POBRES,MAIS TRISTES E MAIS DEPRESSIVOS.
  • Alberto de Lima Tele
    27 out, 2017 S. Pedro do Sul 12:14
    Como já cá ando há muitos anos e sempre foi obrigado a levantar me cedo esta hora não devia ser mexida, eu se manda-se mantinha esta hora e quando chega-se a Março aumentava mais 1 hora. Há gente que não concorda, porque é muito cedo para os miúdos, mas vale mais entrar de noite na escola e sair com dia do que entrar com dia e sair de noite