Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​Houve festa rija

16 out, 2017 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Belenenses (que já foi um dos grandes), Boavista (que tem um excelente historial na Taça) Tondela, Estoril e Paços de Ferreira, foram surpreendidos por equipas aguerridas que concretizaram o sonho que sempre julgaram possível.

É verdade que não tombou nenhum dos grandes na terceira eliminatória da Taça de Portugal mas, apesar disso, a Liga principal teve um rombo considerável ao ver cair cinco membros da sua comunidade na segunda mais importante competição do futebol português.

Belenenses (que já foi um dos grandes), Boavista (que tem um excelente historial na Taça) Tondela, Estoril e Paços de Ferreira, foram surpreendidos por equipas aguerridas que concretizaram o sonho que sempre julgaram possível.

Heróis desta jornada, são o Santa Clara, o Leixões e Académica (que já constam da lista dos vencedores), o Farense (que conseguiu chegar a uma final), e o Vilaverdense, este que cometeu proeza de tomo ao conseguir deixar pelo caminho a histórica colectividade do Boavista.

Também merecem uma menção honrosa mais duas equipas dos escalões secundários: o Moura, que no Baixo Alentejo só soçobrou frente ao Portimonense na cobrança de grandes penalidades, e o Pinhalnovense que o vizinho Vitória de Setúbal só conseguiu eliminar em período de prolongamento.

Este conjunto de dados deixa à vista a festa que se viveu em diversos pontos do país na jornada daquela que é a menina querida dos adeptos do futebol lusitano. E, do mesmo modo, os contratempos causados nas equipas que se deixaram surpreender.

A contestação aos jogadores e treinador do Boavista, eliminado na terra minhota de Vila Verde, parece ter assumido mesmo proporções de grande dimensão.

Apurados 32 clubes, aguardemos agora pelo sorteio dos 16/avos de final, na expectativa de que não se repitam cenas recentes com a rejeição de alguns campos onde, por razões técnicas, não foi possível festejar a Taça de Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • De Cabeça
    16 out, 2017 lisboa 09:47
    Os senhores jornalistas é que deviam acabar com as polémicas onde elas não existem. Para venderem jornais inventam novelas e esta questão dos campos (apenas para os 3 grandes) é um exemplo disso. Só temos 2 regras: 1- se o clube da casa quer jogar no seu campo, tem que o ter aprovado pela FPF. 2 - Os clubes podem acordar um camp neutro (mesmo que o da casa esteja autorizado) por questões que interessam a ambos. Não vi jornalistas a questionarem o porquê da FPF recusar campos por não terem condições para transmissão noturna (as televisões não deviam mandar ... e o jogo pode ser jogado de dia).