Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Exame final

10 out, 2017 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Dezassete selecções marcaram já lugar no próximo Campeonato do Mundo a disputar na Rússia.

Logo à noite vão dissipar-se todas as dúvidas: Portugal ou Suíça, qual deles conseguirá apuramento directo para o Mundial, depois de uma fase de qualificação tão marcada pela regularidade?

Entrando em campo em vantagem, a verdade é que a selecção helvética vai ter pela frente alguns obstáculos difíceis de transpor: desde logo uma selecção de grande qualidade, capitaneada pelo melhor jogador do mundo, e um público indefectível a puxar pelo único resultado que nos interessa.

Dezassete selecções marcaram já lugar no próximo Campeonato do Mundo a disputar na Rússia: Islândia e Sérvia foram as últimas a alcançar esse patamar, juntando-se a Espanha, Alemanha, Bélgica, Polónia, Inglaterra, Japão, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Irão, México, Brasil, Nigéria, Egipto, Costa Rica e, naturalmente, a Rússia na qualidade de país organizador.

Chegar ao play-off será ainda, para alguns, a derradeira esperança de conseguir lugar entre os 32 que irão competir no próximo ano. Entre 5 e 14 de Novembro ficar-se-à a saber quais serão aqueles que vão alcançar o apuramento in-extremis.

Caso não vença a Suíça, a selecção de Portugal tem já assento garantido nessa rápida fase.

E com a vantagem acrescida de vir a tornar-se cabeça de série no sorteio a realizar.

No entanto, há a certeza de que Fernando Santos e os seus jogadores, e todos nós, afinal, dispensamos essas benesses, trocando-as por um acesso directo, como de resto se exige a um campeão da Europa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.