Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​Évora? Oleiros? Que horror…

04 out, 2017 • Opinião de Ribeiro Cristovão


O futebol maior do nosso país raramente sai da zona litoral, a sua zona da conforto, e, quando o faz, é por via da Taça de Portugal.

Primeiro fazem-se as regras. Na primeira oportunidade, contrariam-se essas regras. Esclarecendo: em tempos, foi decidido que na primeira eliminatória da Taça de Portugal em que entrem as equipas grandes, leia-se Liga NOS, é obrigatório que os jogos que sejam encontrados no sorteio se realizem sempre no terreno dos tidos por mais pequenos.

Por força desse sorteio realizado recentemente, ao Sporting coube a deslocação a Oleiros, ao Futebol Clube do Porto uma saída até Évora, tendo o Benfica como adversário o Olhanense na cidade do sotavento algarvio.

De imediato, surgiram as primeiras reacções negativas: tanto em Oleiros como na cidade museu não há condições satisfatórias para que os jogos sorteados ali se disputem.

No caso do Lusitano foram até adiantadas alternativas, no caso Campo Maior, Setúbal e até, imagine-se, o Estádio do Restelo.

O Lusitano de Évora foi um clube dos mais prestigiados nos anos 50, com equipas que fizeram a delícia dos adeptos do futebol e conquistaram posições de grande relevo.

Oleiros tem uma história muito mais recente, mas merece louvor o esforço que tem vindo a ser desenvolvido numa vila da zona do pinhal interior, recentemente devastada por incêndios inclementes, que ainda povoam as nossas memórias.

O futebol maior do nosso país raramente sai da zona litoral, a sua zona da conforto, e, quando o faz, é por via da Taça de Portugal. E quando tal acontece a festa ultrapassa os limites dos resultados do jogo, e fica a constituir um marco na história das pequenas colectividades.

Exige-se, pois, que seja feito um esforço por parte de todas as entidades abrangidas por esta situação, com a Federação Portuguesa de Futebol à cabeça, para que a festa da Taça não sofra um rombo incalculavelmente pesado.

A história de Évora merece esse esforço, e o entusiasmo de Oleiros também.

Portanto, não os desiludam.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • vitor
    11 out, 2017 sacavem 16:11
    depois desta crónica deste bosseto jornaleiro. será que vem a correr que o seu clube , não quer num estadio que ainda a 2 épocas estava na 1 ª divisão , o olhanense tambem tem culpas vendeu a eliminatória como o estoril um jogo da liga ,
  • José Carvalho
    07 out, 2017 Cascais 11:21
    Claro que está tudo à espera...sentado, que esta crónica tenha um update para Évora, Oleiros e...Olhão. Ah...mas aí defendeu-se o futebol português...
  • Francisco
    05 out, 2017 Torontk 19:15
    Esta Cambada o que quer é fazer dinheiro e não olham a meios seja como for.Por isso é que eles dão sempre razão aos vermelhos porque estão sempre com a catedral cheia.
  • Francisco António
    05 out, 2017 Amieira - OLEIROS 14:08
    Sem dúvida é a Festa do Futebol com a Taça de Portugal a dar um ar de graça e festival de Futebol no Interior do País com um Sporting a bater - se com um Clube humilde mas de raça enorme que tudo dará para orgulhar tudo e todos, guerreiros sou um Sportinguista puro, se o Arco vencer ficarei contente pelas origens dos meus pais e onde vivo Feliz.
  • Filipe
    05 out, 2017 Portugal 09:52
    No passado domingo realizou-se um jogo de futebol da liga NOS em que o campo parecia mais um batatal que um relvado, com todos os perigos que isso poderia representar para os intervenientes , não vi da parte da liga qualquer sinal para resolver o problema. Porque é que Oleiros e Évora não podem receber os respectivos clubes scp e fcp? Intresses televisos? Ou pressão desses mesmos clubes? para isso acabem com a regra e eliminem as equipes dos distritais e campeonato nacional da taça de Portugal. Assim não se perde tempo, dinheiro e energia nestas questões.
  • Spivo
    05 out, 2017 Castelo Branco 09:38
    Não li uma única queixa de maior em relação ao jogo de Évora. Todo este artigo gira maioritariamente em torno da "festa da taça" em Évora, quando o sporting é q ameaça jogar com juniores. Quando existe desprezo encapotado, o jornalista até omite que o recinto de Évora foi chumbado pela FPF..
  • Conceição
    05 out, 2017 Oleiros 09:20
    Momento de reflexão! Para legislar exige recursos humanos materiais e acima de tudo temporais (recurso irrecuperável), se o objectivo é produzir para cumprir a lei, sem obrigatoriedade de ser cumprida, então vivemos numa sociedade do faz de conta do bem parecer de não trabalhar centrado nas pessoas que são a razão de uma sociedade, este princípio aplica-se a todas as organizações. A bem da cidadania as regras do jogo são para se cumprir doa a quem doer.
  • Filipa
    04 out, 2017 Oleiros 23:42
    Muito muito Obrigada por tão sábias palavras. Sou Oleirense, e Seria uma alegria sem igual receber a equipa fantastica na nossa terra que é o Sporting, Seria um momento unico e provavelmente nunca Mais se repetirá na nossa terra. Estamos muito entusiasmados e felizes para fazermos tão grandiose festa
  • João Vaz
    04 out, 2017 Amadora 21:43
    O pensamento desta sociedade é toda igual, são os gestores, são os banqueiros, são os políticos são gente do futebol que ganha muito dinheiro , todos eles à custa do povo Português e só querem protagonismo em vez de olharem para o mais que somos - Portugal.
  • Mário Oliveira
    04 out, 2017 Sintra 21:27
    O Benfica recentemente jogou na Madeira e o Estádio do Marítimo, mais parecia um batatal. Ninguém mencionou nada e o jogo era mt importante para o Benfica. Repito o que já tenho dito: Tenho pena que o Benfica não possa jogar noutra Liga.