Tempo
|
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Carros eléctricos - 02/10/2017

O Mundo em Três Dimensões

Num semestre os portugueses compraram mais 200 carros eléctricos do que todos os vendidos no ano passado

02 out, 2017 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


De acordo com a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), entre Janeiro e Julho deste ano, foram vendidas 921 viaturas do segmento híbrido e eléctrico. Um aumento de 130% em relação ao mesmo período de 2016. E em todo o ano passado, os portugueses compraram 756 carros eléctricos.

A mudança pode ser lenta, mas os portugueses estão a comprar mais carros eléctricos. De acordo com a Associação Automóvel de Portugal, no primeiro semestre deste ano, foram vendidas 921 viaturas deste segmento do futuro. Um aumento de 130% em relação ao mesmo periodo do ano passado.

E em todo o ano passado os portugueses compraram 756 carros eléctricos. Ou seja, até Julho, comprámos quase mais 200 carros eléctricos do que em todo o ano passado.

Só que em Portugal as medidas anti-diesel avançam a um ritmo significativamente mais lento do que no resto da Europa.

Desde 2015 que Lisboa proíbe carros com matrículas anteriores a 2000 e a 1996 nas chamadas zonas de emissões reduzidas nos dias úteis das sete da manhã às nove da noite. A infracção implica uma coima.

Mas será que isso contribuiu para diminuir as entradas diárias de veículos na capital? E já agora, na cidade do Porto?

Dados recentes indicam que, no conjunto das duas maiores cidades, entram todos os dias pelo menos 660 mil viaturas automóveis que transformam as manhãs e os finais de tarde dos automobilistas num autêntico desafio à paciência.

Por um ano, um automobilista em Lisboa passa 154 horas no 'pára-arranca'. No Porto, são 118 horas.

De acordo com o ranking mundial das melhores e das piores cidades para conduzir, Lisboa está na posição 58 e, a nível europeu, a capital portuguesa apresenta o oitavo pior índice de congestionamento automóvel (36%).

Entre 2006 e 2014, foram vendidas cerca de um milhão e meio de viaturas a gasóleo? Portugal está entre os países europeus com a maior percentagem de viaturas movidas por este que é o combustivel mais poluente de todos.

Ora, conscientes da inevitável desvalorização dos carros a diesel, os portugueses vão tentando despachá-los.

E segundo o Diário de Notícias, que cita dados do Standvirtual, a percentagem de carros a gasóleo usados à venda naquela plataforma acelerou dos 69% para os 73%, entre o primeiro semestre de 2015 e Junho de 2017.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.