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O Mundo em Três Dimensões - Fruta reaproveitada - 28/09/2017

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2.500 toneladas. Fruta salva do caixote do lixo transforma-se em snack saudável

28 set, 2017 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


Em quatro anos, uma empresa sediada no Porto aproveitou 15 milhões de peças de fruta fresca rejeitadas das prateleiras dos supermercados por não serem visualmente apelativas. E transformou-as num snack saudável, 100% natural. A Fruut vende-se aos pacotes em cinco mercados. E a ideia é continuar a expandir o negócio.

Certamente, quando vai ao supermercado, escolhe a fruta em função do apelo visual. Porque os olhos também comem.

O caso da maçã é paradigmático: se pegar numa que tenha a casca pisada, certamente vai devolvê-la à palete. Isto para já não falar naquelas que nem sequer chegam à prateleira por não serem visualmente apelativas.

Na Europa, 30% da fruta é desperdiçada por simples razões estéticas. Mas está em perfeitas condições para ser consumida.

Consciente disso, uma empresa com sede no Porto decidiu pegar em toda a fruta "feia" transformando-a num snack saudável. Que não é mais do que fruta lascada e desidratada. Sem corantes nem conservantes.

Em quatro anos, 15 milhões de peças de fruta tiveram uma segunda oportunidade. Qualquer coisa como 2.500 toneladas.

Um produto de sucesso que é vendido em 7.000 lojas de cinco países e que, para além de Portugal, chega a Espanha, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos e Japão.

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  • 29 set, 2017 14:44
    os gaiatos so comem batatas fritas nao era muito mais saudavel dar as crianças um pacote de um snack de fruta! eu provei e gosto tanto!
  • Margarida Cruz
    28 set, 2017 Porto 15:48
    Usar o nome de um projeto sem fins lucrativos e com um impacto social incrível na sociedade e ambiente já é por si só falta de profissionalismo e bom senso. Agora para além disso usar uma fotografia com direitos de autor sem autorização do projecto Fruta Feia CRL e com a responsável do da cooperativo da Fruta Feia VEL é no mínimo inaceitável e muito lamentável. Peço aos responsáveis por está 'notícia', que de noticia tem pouco para retirarem a falsa informação e de que de uma próxima vez tentem ser mais profissionais e sérios.
  • Hugo Charbonnier
    28 set, 2017 Lisboa 15:09
    Porque usar a fotografia e o nome da cooperativa de consumo Fruta Feia sem autorização? Fazer propaganda para vender um produto a partir da imagem de uma cooperativa sem fins lucrativos é inaceitável!
  • Isabel Soares
    28 set, 2017 Lisboa 14:44
    Esta notícia é errada. Estão a utilizar erradamente o nome e uma fotografia da cooperativa de consumo Fruta Feia (www.frutafeia.pt) para anunciar um produto de fruta desidratada. A Fruta Feia é uma cooperativa que luta contra o desperdício alimentar devido à aparência, canalizando desde os agricultores da região até aos consumidores os produtos horto-frutícolas rejeitados por meras razões estéticas. Semanalmente entrega cabazes aos seus consumidores em 8 pontos de entrega espalhados pelas regiões de Lisboa e Porto. Desde 2013 já salvou 635 toneladas de fruta e legumes do lixo. Pedimos correcção imediata desta notícia.
  • Maria Lima
    28 set, 2017 Maia 11:14
    Como é que se chama o produto? Quais os pontos de venda da zona norte do país que o comercializam? Qual o nome da empresa responsável pela introdução deste produto no mercado?