Tempo
|
Espaço do Consumidor
Um espaço para responder a todas as dúvidas dos consumidores (terças e quintas, depois das 11h15)
A+ / A-
Arquivo
Espaço do Consumidor - Como escolher o melhor pacote de telecomunicações? - 26/09/2017

Espaço do Consumidor

​Como escolher o melhor pacote de telecomunicações?

26 set, 2017 • Fátima Casanova


Duas ferramentas electrónicas podem ajudar.

Está satisfeito com o seu pacote de telecomunicações? E na hora de escolher, deixa-se levar pela publicidade ou costuma ler as letras mais pequenas?

Há tanta informação que esta pode ser uma tarefa difícil. Que cuidados devemos ter?

Há operadoras que publicitam mensalidades que, no final, não se concretizam porque não incluem custos adicionais como o aluguer da “box” ou o equipamento telefónico da rede fixa.

A mensalidade publicitada é a de menor custo. Depois pela “box” prepare-se para pagar pelo menos mais 5 euros e meio por mês. Pelo aluguer do telefone, some, mensalmente, mais 1 euro.

Também quanto à oferta de mensalidades, tantas vezes anunciada, é preciso saber a que se refere: só ao valor do pacote base ou a mensalidade a que se chegou depois de pedir todos os extras?

Para o ajudar na sua pesquisa tem duas ferramentas electrónicas:

  • Com.escolha - Esta ferramenta da Anacom, Autoridade Nacional de Comunicações, inclui os diferentes tarifários disponibilizados pelas operadoras e permite fazer simulações.
  • Comparajá.pt - Permite comparar gratuitamente os pacotes de telecomunicações. Nos preços que apresenta já estão reflectidos custos, como o aluguer da box ou do telefone fixo, que nem sempre é dito de forma clara e transparente pelas operadoras.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dario
    27 set, 2017 14:31
    Eu experimentei o compara ja porque queria mudar de operadora e quando a meo premitiu cancelar o contrato sem pagar mais por isso foi o que fiz. O que eu achei foi que o serviço foi rapido, descobri que na minha zona tenho cobertura para nowo e até agora estou satisfeito nada a apontar. Eficiencia e rápidos. O futuro das tecnologias está aqui.
  • vguerr
    26 set, 2017 Lisboa 23:21
    O compara já é uma vigarice pois se o nome sugere que ao se preencher os dados podemos ter uma comparação imediata entre ofertas de operadores o que pretendem é caçar dados pessoais dos leitores do artigo e lava-los a dar informações pessoais como telefone, e-mail. morada etc para depois chatearem as pessoas com suposta ajuda na escolha do operador. Comigo estas coisas não. E depois da experiência com o compara já nem fui consultar o outro porque deve basear-se no mesmo esquema. AS OPERADORAS DE COMUNICAÇÕES EM PORTUGAL SÃO NA GENERALIDADE UMAS INTRUJAS e levam o cliente ao engano e falo isso por experiência própria. É pena não surgir mais um ou dois operadores de comunicações independente dos já existentes e não apenas mais uma marca diferente para servir de capa para vender o mesmo produto que as 3 operadoras já existentes.