Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Astronautas - 25/09/2017

O Mundo em Três Dimensões

665 dias. Peggy Whitson é a mulher astronauta que mais tempo passou no espaço

25 set, 2017 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


Aos 57 anos, esta veterana das missões espaciais fixou um novo recorde na NASA. De todos os astronautas da agência espacial norte-americana, é ela que detém o maior números de dias passados a observar a Terra bem lá do alto.

Aos 57 anos, Peggy Whitson é a mulher astronauta mais velha de toda a história da exploração espacial.

Mas a idade é apenas um estado de espírito. No final da mais recente missão ao espaço, 665 dias depois de orbitar à volta da Terra, Peggy dizia sentir-se realizada porque aquilo que mais gosta de fazer é trabalhar lá em cima a milhares de quilómetros de distância. "Um dos empregos mais gratificantes de sempre", diz.

Uma frase documentada pela própria na sua conta do Twitter: a 6 de Agosto deste ano, a missão levava 638 dias. Nessa altura, Peggy Whitson dizia que, passado todo esse tempo, a vista continuava a ser qualquer coisa de espectacular. Nada de monótono.

Peggy Whitson deu mais de 4 mil e 600 voltas à órbita da Terra. Uma experiência incrível desta "Ninja do Espaço", como é conhecida entre os colegas.

Contudo, estes 665 dias no espaço parecem coisa pouca, se comparados com o recorde de Gennady Padalka: este cosmonauta russo passou 879 dias no espaço divididos por cinco missões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.