Emissão Renascença | Ouvir Online
Luís Cabral
Opinião de Luís Cabral
A+ / A-

Boas intenções

22 set, 2017 • Opinião de Luís Cabral


Uma regra que era suposta ajudar as mães acaba por as prejudicar.

De boas intenções está o inferno cheio, diz a sabedoria popular. Isto é verdade tanto para intenções individuais como para intenções colectivas. Um exemplo recente do mundo académico americano: Os professores auxiliares normalmente têm seis anos para mostrar o que valem.

Passado esse período, enfrentam o sistema "up or out", isto é, ou são promovidos a professores associados com nomeação definitiva ou são convidados a sair da instituição em questão. (Poderia escrever um artigo sobre a racionalidade de uma regra deste tipo, muito diferente da prática em Portugal; fica para outro dia.)

Para os professores auxiliares, a "corrida" para a nomeação definitiva é um período altamente "stressante", como se pode imaginar: é toda uma carreira que está em jogo. Para as famílias que têm filhos durante este período, o tempo gasto com cada filho aumenta ainda mais a pressão para ter publicações a tempo da decisão "up or out". Isto é especialmente verdade para as mães, que acabam sempre por passar mais tempo com os filhos.

Com o objectivo de ajudar as famílias, especialmente as mães, muitas universidades - incluindo a minha - permitem que os professores "parem o relógio", por assim dizer, durante o ano em que têm um filho.

Como estamos num período em que a igualdade entre homens e mulheres é considerada um objectivo primordial, decidiu-se que a licença de paternidade (incluindo a paragem da contagem do tempo) aplica-se tanto aos pais como às mães.

O problema com esta regra, nomeadamente na forma como foi aplicada, é que a decisão de atribuir nomeação definitiva é efectivamente uma decisão de mérito relativo: só passa quem for considerado um dos melhores - comparando com as universidades do mesmo "campeonato", por assim dizer. Ora o que as paragens do relógio fizeram foi dar uma vantagem adicional aos homens: param o relógio e têm licença de paternidade e, como não têm assim tanto trabalho com o nascimento do filho, acabam por aproveitar esse período para publicar mais artigos em revistas científicas. As mães, por sua vez, precisam de todo e cada minuto da licença de maternidade. Ficam tão bem - em termos de número de artigos - como se não tivessem dado à luz; mas o que importa é que, efectivamente, ficam atrás dos homens, concretamente dos homens que se tornam pais durante este período.

Resultado: uma regra que era suposta ajudar as mães acaba por as prejudicar.

Na minha universidade (e, creio, noutras também) discute-se qual a melhor forma de reformar o sistema para o tornar mais justo. Alguns professores sugerem que tanto a licença como a paragem do "relógio" se apliquem somente às mães biológicas (excluindo, por exemplo, a adopção). Esta e outras soluções também têm os seus problemas.

Enfim, a justiça é uma coisa complicada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • De Cabeça
    25 set, 2017 lisboa 10:21
    A única coisa onde o homem não pode substituir a mãe, na licença de maternidade, é "dar peito". Mas pode amamentar via biberão (seja leite materno, seja em leite substituto). Portanto, se o pai tira a licença é para substituir a mãe. Não vejo onde essa lei pode criar injustiça. Cabe às mães que pretendem afirmar-se, colocar os maridos a fazer o trabalhinho "dito de mãe".
  • João Lopes
    22 set, 2017 Viseu 14:50
    Artigo interessante!