Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Fundo soberano Noruega - 21/09/2017

O Mundo em Três Dimensões

Fundo soberano da Noruega garante 160 mil euros por habitante

21 set, 2017 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


O Banco Central da Noruega garante a salvaguarda das receitas do petróleo e do gás para as gerações futuras. O Fundo Soberano norueguês atingiu 1 bilião de dólares. E é o maior em todo o mundo.

Se de repente alguém lhe fala em Noruega, certamente vai lembrar-se do bacalhau, do salmão, dos fiordes e do país mais feliz em todo o mundo.

Mas a Noruega é mais do que isso. Bem mais, até. Além de serem os mais felizes do mundo, os noruegueses são também os mais ricos e os números são avassaladores.

O país detém o maior fundo soberano do mundo com 7 mil e 794 milhões de coroas norueguesas. Que é 2,5 vezes o Produto Interno Bruto anual do país.

O número supera a expectativa inicial, uma vez que o Banco Central da Noruega estimava que este fundo, criado para salvaguardar as receitas do petróleo e do gás para as gerações futuras, superasse a riqueza do país 1,3 vezes em 2020.

Mas quanto vale em euros este fundo soberano norueguês? Qualquer coisa como 834 mil milhões de euros.

Que divididos por toda a população do país, dá algo próximo dos 160 mil euros por cada cidadão norueguês.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo Silva
    23 set, 2017 Anadia 11:13
    Srs. Jornalistas, a vossa matemática deixa muito a desejar... 1 coroa norueguesa = 0.107 euros. Logo, 7 mil e 794 milhões de coroas norueguesas são 834 milhões de euros, logo 160 euros por habitante... cuidado também com a confusão recorrente entre biliões americanos e europeus. Confirmem lá esses números sff e corrijam a notícia.