Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Sesta - 20/09/2017

O Mundo em Três Dimensões

15, 30 ou 90. Quantos minutos dura a sesta ideal?

20 set, 2017 • André Rodrigues , José Luís Moreira (sonorização)


Numa coisa os especialistas concordam: a sesta traz grande benefícios para a saúde e, já agora, para a sua produtividade. E o melhor mesmo é tentar fazer essa pausa seis horas depois de acordar e nunca quatro horas antes de dormir.

Por exemplo, se acordar às seis da manhã, é provável que ali por volta do meio-dia comece a sentir aquela necessidade de passar pelas brasas.

Mas por quanto tempo? Aí os especialistas dividem-se. E há conclusões que variam em função dos objectivos da sesta e do nível de cansaço de cada um.

Por exemplo, Sara Mednick, autora do livro "Durma uma sesta, Mude a sua vida!", diz que um quarto de hora apenas é suficiente para alcançar aquele estado do sono ideal para melhorar a memória. Já Robert Stickgold, professor de psiquiatria na Escola Médica de Harvard, diz que dormir pelo menos meia hora é fundamental para evitar o mau humor.

Mas se estiver realmente cansado, 30 minutos não saberão a nada.

Então e que tal mais uma hora? A melhor de todas as sestas dura 90 minutos e há até estudos que sugerem que esta hora e meia pode ser tão boa como uma noite completa de sono.

Mas dormir onde? A meio de um dia de trabalho? A NASA sugere que as pessoas durmam mesmo no próprio local de trabalho.

É verdade, no caso dos pilotos, a agência espacial norte-americana concluiu que os pilotos que dormem 25 minutos estavam 35% mais atentos e duas vezes mais focados do que aqueles que não tinham dormido.

E também descobriram que as sestas aumentam a inteligência e a felicidade, mesmo que não se durma bem à noite.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.