Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​Óptimo inimigo do bom

15 set, 2017 • Opinião de Ribeiro Cristovão


É cedo para retirar conclusões do que pode vir a ser no futuro imediato o comportamento das duas equipas portuguesas presentes na Liga Europa.

Costuma dizer-se com toda a propriedade que o óptimo é inimigo do bom. E é verdade.

Adaptando o princípio ao caso da jornada europeia de ontem à noite, a primeira da Liga Europa, ficaram nesse patamar as duas mais representativas equipas da região minhota, o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães.

É verdade que no que respeita aos bracarenses tudo correu no melhor dos mundos: arrancar uma vitória em território germânico, representou ter dado um passo muito importante na rota que pode levar à fase eliminatória da competição.

Já no que tem a ver com o seu vizinho vimaranense, nem tudo correu assim tão bem.

É verdade que um empate não é de todo frustrante, ainda que consentido no seu próprio terreno, mas poderia ter sido mais eficaz o desempenho da equipa.

É cedo para retirar conclusões do que pode vir a ser no futuro imediato o comportamento das duas equipas portuguesas presentes na Liga Europa.

No entanto, pode afirmar-se com toda a segurança, e face ao conhecimento que fica dos demais participantes nos respectivos grupos, que há bons motivos para imaginar um percurso de sucesso.

Uma nota especial que fica da jornada inaugural da Liga Europa vai para o português André Silva, esta temporada transferido do Futebol Clube do Porto para o ACMilan.

Sabia-se que a aposta do jovem ponta de lança envolvia riscos: trata-se de um jovem ainda há pouco tempo lançado na ribalta do futebol, e escolher a lendária colectividade italiana não era de somenos.

Depois de algumas dúvidas levantadas após os primeiros desafios com camisola rossoneri, André Silva rubricou ontem uma exibição de grande qualidade que coroou com a obtenção de três, um hat-trick a suceder ao último alcançado pelo brasileiro Káká no distante ano de 2006 com a mesma camisola.

Um aceno especial, pois, para André Silva de quem todos nós esperamos muito, especialmente ao serviço da selecção das quinas, num tempo em que o Mundial de 2018 é o seu primeiro e principal objectivo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.