Tempo
|
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Optimismo português - 05/09/2017

O Mundo em Três Dimensões

Estamos mais optimistas do que nunca, mas preocupados com o terrorismo

05 set, 2017 • André Rodrigues , José Luís Moreira (sonorização)


Portugal está mais optimista do que nunca. Atingimos 82 em 100 pontos no segundo trimestre deste ano. Mais 17 do que no mesmo periodo do ano passado. É o que revela o Estudo global de confiança dos consumidores elaborado pela consultora Nielsen.

Ao que parece, finalmente, os portugueses respiram fundo depois dos anos dificeis da troika e da recessão.

Estamos mais confiantes em relação às nossas perspectivas profissionais e financeiras. Logo estamos mais disponíveis para contribuir para a economia. E abrimos os cordões à bolsa.

Talvez não por acaso, o relatório da Associação das Empresas de Distribuição, confirma que estamos a comprar mais tecnologia. Mais telemóveis, mais tablets, mais televisores de última geração para as nossas salas. Em termos económicos, parece que estamos melhor.

Bem perto do nível 85, que é a média do optimismo na Europa, e à frente da França, Russia, Itália e Grécia.

51% dos 499 portugueses inquiridos já não consideram que o país está em recessão. Uma tendência inversa à que se verifica na Europa. Porque, considerados os 30 mil inquiridos que responderam ao inquérito online em 63 países, pelo menos 1 em cada três europeus acredita que o seu país está em recessão.

Mas mudam-se os tempos, mudam-se as preocupações. E ultrapassadas as dificuldades económicas, é a segurança colectiva que se assume como a grande preocupação dos portugueses.

O terrorismo ocupa agora a quarta posição na hierarquia das preocupações. No ano passado, os ataques de inspiração jihadista atingiram a Europa Ocidental 28 vezes e mataram 148 pessoas.

Desde o início do ano, e até à publicação deste Mundo em Três Dimensões, contabilizam-se 17 atentados terroristas em todo o mundo. Um dos mais recentes e o mais próximo na geografia aconteceu na Catalunha a 17 de Agosto. 16 vítimas mortais.

E estudo da Nielsen foi realizado entre 20 de Maio e 10 de Junho, ainda antes destes acontecimentos. Interessante seria perceber, agora, o que diriam os portugueses com a memória ainda tão recente do duplo atentado que, entre as vítimas, conta duas cidadãs portuguesas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.