Tempo
|
Luís Cabral
Opinião de Luís Cabral
A+ / A-

​O castigo de Cristiano Ronaldo

25 ago, 2017 • Opinião de Luís Cabral


A liga espanhola castigou CR7 com cinco jogos de suspensão, o que por sua vez levou a um coro de contestação, com o próprio Ronaldo queixando-se de "injustiça" e "perseguição".

Para os três ou quatro portugueses que não estão a par dos acontecimentos recentes: num jogo contra o Barcelona, o Ronaldo foi expulso por acumulação e cartões amarelos. O avançado do Real não só discordou da decisão como empurrou o árbitro em gesto de desacordo.

A liga espanhola castigou Cristiano com cinco jogos de suspensão, o que por sua vez levou a um coro de contestação, com o próprio Ronaldo queixando-se de "injustiça" e "perseguição".

Não sou um especialista em futebol e no mau país de residência não se fala muito sobre futebol. No entanto, pelo que vou lendo fico com a ideia de que estamos perante um fenómeno mais geral: Ronaldo e os seus seguidores queixam-se de que o resto do mundo está contra CR7: não reconhecem o seu valor (especialmente quando comparado com Messi) e não perdem nenhuma oportunidade de o denegrir.

Há aqui um pouco de paranóia da parte do clube de fãs, mas há também um fundo de verdade neste complexo de perseguição.

Winston Churchill referiu-se a Clement Attlee, um dos seus adversários políticos, como "um homem modesto com muitos motivos para ser modesto".

Ronaldo tem muitos motivos para ser vaidoso — e é efectivamente sumamente vaidoso. Tem também muitas qualidades: por exemplo, contribui para iniciativas filantrópicas e por vezes ele próprio toma individualmente a iniciativa de ajudar gente mais necessitada. No entanto, nenhum destes gestos é suficiente para apagar a impressão causada pela imagem de arrogância projectada por CR7.

Neste contexto, não é de estranhar que um segmento importante do público procure qualquer oportunidade disponível par se "vingar", por assim dizer, duma pessoa e de um comportamento que consideram ofensivos.

Em resumo: ambos têm razão e ambos têm culpa. Ronaldo tem razão em queixar-se de um certo "schadenfreude" (alegria pelo dano alheio) da parte do mundo que não adora CR7, mas tem também a culpa de alimentar — abundantemente — esse sentimento. O mundo não-Ronaldo (e, acreditem, não é só o Barcelona) tem motivos suficientes para se desagradar com o comportamento do português, mas tem também a culpa de cair em atitudes e julgamentos injustos sob a influência (talvez inconsciente) da aversão à arrogância.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ayrton
    27 ago, 2017 Kilamba 22:53
    A Federação Espanhola De Futebol tem perseguido mesmo o Cristiano Ronaldo, só não vê quem não quer ver! Quem assistiu o jogo viu que o árbitro estava sem convicção nenhuma, primeiro apita um penalti que não existiu (nem mesmo na China) e depois aquela expulsão injusta de Cristiano. Quem a federação deveria penalizar, é o árbitro não o Cristiano Ronaldo!
  • Vasco
    25 ago, 2017 Setúbal 23:38
    Quanto a mim a acção do Ronaldo empurrar o árbitro ficou-lhe mal embora até possa ter alguma razão quanto à decisão do árbitro, mas aqui andamos nós de novo sempre com a mesma doentia tendência de matracar sempre no ceguinho quando este pertence a uma certa classe, tem sido ultimamente o caso da princesa Diana já falecida há uma quantidade de anos e andam agora a tentar descobrir histórias e possivelmente inventar outras só porque é mesmo princesa sem sequer olharem aos familiares sobretudo filhos e aqui estamos com o (caso) Ronaldo mais ou menos na mesma teimosia; quanto ao desagrado por Ronaldo por parte dos catalães é perfeitamente normal a rivalidade como certamente os castelhanos não gostarão do Messi, por cá também há os adeptos de um clube que nada simpatizam com ele mas quer gostem ou não e invejas à parte este será e certamente por muitos anos o maior e melhor jogador português de todos os tempos.
  • João Lopes
    25 ago, 2017 Viseu 15:37
    O dinheiro não é tudo! Pode ser que o Ronaldo venha a ser um pouco mais humilde e mais bem-educado no futuro!
  • almague
    25 ago, 2017 Lisboa 11:29
    O Ronaldo é um grande profissional da bola e tem tido imensos sucessos e reconhecimentos desse valor. Agora, arrogância, petulância espírito superior a todos os humanos não lhe falta. A arrogância de Ronaldo é por demais evidente e a ausência de humildade é por demais evidente. Quem pode gostar de um ser humano que gosta de humilhar e de demonstrar que é superior a qualquer outra pessoa. Isto que escrevo serve para todos os ronaldos de outras profissões que sofrem do mesmo tique chamado ARROGÂNCIA.
  • natalia santana
    25 ago, 2017 10:12
    Quanto ao jogador Ronaldo dizem que é o melhor do mundo, aceito e ainda bem que é português. O homem Ronaldo tem qualidades e defeitos, saúdo a parte filantrópica e espero que tenha sempre esta capacidade de ajudar os outros, até porque como ser humano não é imortal e pode até ter uma vida longa que a parte material chega e sobeja para olhar para o lado( não é bom mostrar só carros topo de gama, relogios que nem sei a marca, etc). Para mim onde este homem falha é que acredita que se pode comprar filhos encomendando-os numa fábrica da especialidade, se possível à sua imagem e semelhança. Apetece-me perguntar-lhe se não conheceu o pai e a mãe? Que dizer a crianças abandonadas que perguntam pelos pais que nunca "tiveram" e conheceram? Não sou contra nada de métodos de concepção para se tentar ser pai/mãe, seja em que qualidade fôr, por razões biológicas ou afetivas. Contudo quando temos em nosso poder a faculdade de concepção natural, como é o caso de Ronaldo, até com mulheres bonitas que tem sido suas companheiras, não se percebe que este homem com tantos assessores e amigos não consiga ver a médio e longo prazo as consequências do modo como escolheu constituir a sua familia. Nem toda a gente tem pai e mãe, mas ser este direito negado à partida, é ato de egoismo!
  • Alberto
    25 ago, 2017 Funchal 09:49
    ARTIGO OPORTUNO. É , de facto, o que preocupa o País||