Emissão Renascença | Ouvir Online
José Luís Nunes Martins
Opinião de José Luís Nunes Martins
A+ / A-

​Não dependo apenas de mim

18 ago, 2017 • Opinião de José Luís Nunes Martins


Preciso de ter um espaço meu e de reconhecer o dos outros. Preciso de respeitar, de ser respeitado e de me respeitar.

Uma planta precisa de terra fértil e de água, de sol e de ar, de tempo e de espaço. Não consegue realizar-se por si só. Também com cada um de nós é assim. A simples essência de alguém não é suficiente para que concretize todas as suas potencialidades.

Preciso de ti para ser eu. Para me dar e para te acolher. Sem um outro, diferente de mim, não há amor e, sem amor, não há vida pessoal.

Somos corpo, razão, coração e espírito. Estas dimensões dependem umas das outras e cada uma delas resulta também da influência do mundo que nos rodeia.

Preciso de água e alimento para o meu corpo. Vivo num corpo e preciso do seu bem-estar e saúde.

Preciso de mundo, fé e amor para o meu interior. Sustentos da minha razão, do meu espírito e do meu coração.

Preciso de espaço, de muitos espaços, onde possa aprender, admirar as belezas do mundo e até daqueles onde as desgraças me assombram. Preciso de ter um espaço meu e de reconhecer o dos outros. Preciso de respeitar, de ser respeitado e de me respeitar.

Preciso de paz, tempo e de silêncio para que a vida em mim possa realizar-se e expandir-se.

A tentativa de uma independência total é, neste contexto, um egoísmo sem sentido, pois que não é sequer possível uma autonomia a não ser nas palavras dos que acreditam ser quem não são.

Não podemos todos ser tudo. Somos diferentes e temos contextos diferentes. Eis a raiz da nossa individualidade.

O que sou depende do equilíbrio entre o meu interior e tudo o que está à minha volta.

Preciso de crescer, querer ser mais, corrigir-me e, tal como uma planta, abrir os braços e chegar mais perto do céu... chegar a ser um, diferente e autêntico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • CF
    21 ago, 2017 Beja 10:55
    A reflexão espiritual é para ser interpretada singularmente e não como um exercício escolar a pontuar. Aceitação para os que não a compreendem assim e obrigado por a continuar a fazer. A vida (espiritual) só tem significação quando é vivida em comunidade, mas a oração de um eremita não é uma perda de tempo. Apenas se torna mais seca, áspera e custosa como a pedra do buraco onde se abriga e que se desvenda com a intempérie, mas poderá ser um oferecimento igualmente redentor.