Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cerca de 30 concelhos de Portugal apresentam risco máximo de incêndio

23 jul, 2017


Há risco muito elevado de exposição aos raios ultravioleta também tanto no Continente como nas ilhas.

Cerca de 30 concelhos de sete distritos de Portugal continental estão em risco de incêndio considerado máximo este domingo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação disponibilizada na página do IPMA, estão em risco “máximo” de concelhos nos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre e Faro.

O IPMA dá ainda conta de vários concelhos com risco “elevado” e “muito elevado”.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre "reduzido" e "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para este domingo, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade no litoral das regiões Norte e Centro para o final do dia. Também prevê vento moderado a forte e com rajadas no litoral oeste e nas terras altas, além de uma pequena subida de temperatura.

Risco elevado de exposição à radiação ultravioleta

O IPMA informa ainda que todas as regiões de Portugal continental apresentam risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).

Também Madeira e Açores apresentam risco muito elevado de exposição à radiação UV, excepto Ponta Delgada, que está com níveis moderados.

Para as regiões com risco “muito elevado”, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

Para este domingo em Portugal continental, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade no litoral das regiões Norte e Centro para o final do dia. Também prevê vento moderado a forte e com rajadas no litoral oeste e nas terras altas, além de uma pequena subida de temperatura.

[Notícia corrigida às 13h51]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    23 jul, 2017 Porto 11:50
    30 concelhos para 2 (dois) briefings ..../ dia, não vamos saber nada.... ou entendi mal?