Emissão Renascença | Ouvir Online
Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Da Capa à Contracapa - Paisagem rural portuguesa - 15/07/2017

Da Capa à Contracapa

O Interior está condenado ao abandono?

15 jul, 2017


No programa desta semana a reflexão gira em torno da desertificação, o desordenamento do território, o interior e a paisagem rural.

Um mês depois da tragédia de Pedrogão Grande e alguns dias antes da Assembleia da República aprovar o pacote legislativo da reforma florestal, discute-se na Renascença o que é possível fazer em termos de políticas públicas, da floresta a outras áreas.

O ponto de partida é uma publicação da Fundação Francisco Manuel dos Santos, desta vez do ensaio "Portugal, a paisagem rural, para o debate", um estudo de Henrique Pereira dos Santos sobre a evolução da paisagem rural de Portugal continental no século XX e a sua relação com a dinâmica da biodiversidade.

São convidados desta edição Helena Freitas e Henrique Pereira dos Santos.

Helena Freitas é bióloga, professora da Universidade de Coimbra, presidiu à Unidade de Missão de Valorização do Interior.

Henrique Pereira dos Santos é arquitecto Paisagista, trabalhou em áreas protegidas e conservação da natureza, incluindo no ordenamento e gestão de áreas protegidas e na Rede Natura 2000.

O Da Capa à Contracapa é um programa da Renascença em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mara
    15 jul, 2017 Portugal 21:31
    A paisagem rural está condenada a arder, porque os incendiários não são condenados, a desertificação deve-se a terem destruído a agricultura e não terem zelado pelo povoamento do País, dá pena boas casas caídas nas propriedades, e arredores das terras do interior e jovens com vidas destruídas a viverem nas ruas das grandes cidades, se os tivessem ensinado a cultivar, e fizessem parcerias com os donos das terras, teriam casas, semeavam ficavam com parte nas colheitas, se tivessem animais teriam parte no lucro das vendas dos mesmos, quantas pessoas iniciaram vidas assim antigamente e deixaram aos descendentes terras que compraram e deram cursos aos filhos? Enfim tudo foi destruído.