Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo

O Mundo em Três Dimensões

São João da Madeira fabrica metade da produção anual de feltros para chapéus em todo o mundo

13 jul, 2017 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


Por ano, sai uma média de 900 mil feltros de uma só empresa do concelho mais pequeno do país. Por cada 100 unidades produzidas, apenas duas são vendidos ao mercado nacional. O resto é exportação.

Se é daquelas pessoas cuidadosas com a pele, e usa protector solar, saiba que faz muito bem. Mas protector solar na cabeça só funciona se não tiver cabelo. Porque quem tem, usa – ou pelo menos devia usar – um chapéu.

Mas de onde vem, afinal, a maior parte dos chapéus que se usam em todo o mundo? Pelo menos 50% da matéria-prima tem origem numa empresa de São João da Madeira: a FEPSA é líder mundial na produção de feltros de pêlo para chapéus e é a única produtora local e nacional de feltros para chapéus. 900 mil por ano.

O curioso no meio de tudo isto é que São João da Madeira é sede de concelho com uma só freguesia. Logo é o mais pequeno do país. Tem apenas oito quilómetros quadrados e 20 mil habitantes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Daniela Lemos
    14 jul, 2017 07:27
    3 maior produtor do mundo , e produzimos metade dos chapéus do mundo ? Não percebi ...