Emissão Renascença | Ouvir Online
Renascença Reportagem
O espaço de reportagem da Renascença. Segunda às 23h20
A+ / A-
Arquivo
Reportagem - As mulheres na política, 11 anos depois da lei da paridade - 04/07/2017 - Elsa Araújo Rodrigues

Reportagem

As mulheres na política, 11 anos depois da lei da paridade

04 jul, 2017 • Elsa Araújo Rodrigues


Em 2006, foi aprovada a lei que obriga a que pelo menos um terço dos candidatos em listas políticas sejam do sexo feminino. A 23 de Junho, o Parlamento alargou a lei aos órgãos de gestão das empresas públicas e cotadas em bolsa. Que impacto teve a lei de 2006? O que falta fazer para reduzir a desigualdade?

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Pena
    19 jul, 2017 Paço de Arcos 06:57
    Seria bom que se fosse explicando que a Lei de 2006 e todas as outras sobre o assunto se referem a "paridade entre homens e mulheres", como se mostra a seguir: "!1.º Listas de candidaturas As listas de candidaturas apresentadas para a Assembleia da República, para o Parlamento Europeu e para as autarquias locais são compostas de modo a promover a paridade entre homens e mulheres. Artigo 2.º Paridade 1 - Entende-se por paridade, para efeitos de aplicação da presente lei, a representação mínima de 33,3% de cada um dos sexos nas listas. 2 - Para cumprimento do disposto no número anterior, as listas plurinominais apresentadas não podem conter mais de dois candidatos do mesmo sexo colocados, consecutivamente, na ordenação da lista. 3 - Nas eleições em que haja círculos uninominais, a lei eleitoral respetiva estabelece mecanismos que assegurem a representação mínima de cada um dos sexos prevista no n.º 1."
  • No país da diversão
    04 jul, 2017 Lisboa 22:22
    No país da diversão vale quase tudo para desviar a atenção do essencial e manipular as pessoas. Este país parece um circo! Com tantas coisas graves que acontecem como violação de direitos humanos, desproteção aos mais fracos, opacidade nos poderes, abusos, poderes que nos enganam, etc, a preocupação de alguns e a paridade. Haja respeito! E o povo que também gosta de circo tem muita culpa.