Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Participação positiva

03 jul, 2017 • Opinião de Ribeiro Cristovão


A medalha de bronze satisfaz.

Terminou a Taça das Confederações com uma vitória final da Alemanha que não estava no roteiro. Mas a verdade é que os germânicos justificaram o sucesso, alcançado através de uma selecção jovem que deixou garantias ao seu seleccionador visando já o Mundial do próximo ano.

A selecção portuguesa, mesmo ocupando o terceiro no pódio, acabou por registar uma participação positiva. As dificuldades estenderam-se a diversas áreas, percebendo-se assim não ter sido fácil a gestão de Fernando Santos.

Para além do desgaste sofrido ao longo de uma temporada muito exigente, os jogadores portugueses foram submetidos a várias viagens de longa duração, susceptíveis de influenciarem o seu rendimento: Kazan, S.Petersburgo, de novo Kazan e finalmente Moscovo, constituíram um roteiro que serve de aviso para aquilo que poderá acontecer no Mundial do próximo ano.

Com uma fase de grupos marcada por bom rendimento, a nossa selecção teve o seu calcanhar de Aquiles no desafio das meias-finais, do qual saiu batido apenas no desempate por grandes penalidades. E aí, se os nossos executantes tivessem sido tão competentes como no Europeu de há um ano, talvez fosse possível estar agora a saudar a vitória final no torneio.

Apesar disso, a medalha de bronze satisfaz.

A seguir às férias, teremos a retoma da fase de qualificação do Mundial começando por enfrentar as Ilhas Faroe.

É para esse importante objectivo que se viram a partir de agora as nossas atenções.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.